São Chico ficou mais segura no verão e ao longo de 2019

12/01/2020 - 18h:04m

Em visita ao prefeito em exercício Walmor Berretta Júnior, na última sexta-feira (10), o comandante do 27º Batalhão da Polícia Militar de São Francisco do Sul, tenente-coronel Celso Mlanarczyki Junior, apresentou o números da Operação Veraneio, entre os dias 20 de dezembro e 5 de janeiro, que apontaram uma redução de 15% no número total de ocorrências, de 20% nos casos de roubo, de 15% e 17%, respectivamente, nos casos de posse e tráfico de drogas, e uma diminuição de 28% nas ocorrências ligadas à Lei Maria da Penha (violência contra a mulher). A Polícia Civil também divulgou que, no município, em 2019, houve uma redução de quase 25% no número de homicídios em relação ao ano anterior.

Walmor Berretta Júnior destacou o resultado da união de esforços entre os órgão estaduais de segurança pública, PM e Polícia Civil, e a Prefeitura, nos números apresentados. “Um dos nossos principais cuidados é voltado para a segurança tanto dos nossos munícipes quanto dos turistas que nos visitam. As equipes da Polícia Militar e da Polícia Civil fazem um excelente trabalho em nossa cidade, e a consciência da população e a redução de ocorrências nos mostram diretamente isso”, afirmou o prefeito em exercício.

O comandante do 27º BPM também ressaltou o fato de, no período mencionado, não ter havido nenhum homicídio, contra um registrado na temporada passada. “Nós tivemos um aumento na população flutuante, mas, mesmo assim, tivemos uma redução no número de ocorrências. Esse é um dado muito positivo para a segurança do município”, disse Celso Mlanarczyki Junior.

Na quinta-feira, o delegado Rafaello Ross, da Comarca de São Francisco do Sul, já havia divulgado uma redução de quase 25% no número de homicídios. Segundo ele, em 2019, a Polícia Civil priorizou as investigações contra crimes violentos ocorridos no município e foram realizadas diversas prisões e mandados de buscas e apreensões. Apenas na Operação Criança Segura, desencadeada em setembro, foram presos oito suspeitos de crimes de estupros contra vulneráveis.

Na Operação Réprobor, ocorrida em dezembro, foram presos sete suspeitos de envolvimentos com homicídios e organização criminosa. "A integração entre as forças de segurança e o maior investimento em inteligência policial, aliados à resolução dos crimes e prisões dos suspeitos, foram os fatores que contribuíram para essa redução", disse o delegado Ross.