1ª Etapa do Surf Talentos Oceano acontece neste fim de semana

06/02/2020 - 11h:45m

Válida pelo circuito catarinense 2020, a primeira etapa do Surf Talentos Oceano acontece no sábado (8) e domingo (9) na Praia da Saudade (Prainha) e contará com cinco categorias masculinas (sub 10, sub 12, sub 14, sub, 16 e sub 18) e três categorias femininas (sub 12, sub 14 e sub 18). O evento é uma realização da Swell, Federação Catarinense de Surf (Fecasurf), Associação de Surf da Prainha (ASP) e conta com patrocínio da Prefeitura de São Francisco do Sul. 

Além da competição, uma série de atividades socioambientais serão oferecidas ao público por meio da Keep The Ocean Blue, Eco Local Brasil, Açaizeiro do Delta, Meu Copo Eco, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Núcleo Ambiental da Associação de Surf da Prainha, Escola Municipal de Surf  de São Francisco do Sul e Centro de Treinamento Funcional Clube 27. O evento tem as certificações do Programa CarbonOk e Selo Consciência Circular.     

Ação de Limpeza de Praia Bandeira Azul

No sábado, às 16h30, será realizada uma ação de limpeza de praia para o Programa Bandeira Azul, com diversas instituições. Esta será uma das cinco ações que São Francisco do Sul precisará fazer durante a temporada, para cumprir os pré-requisitos da Certificação Ambiental. 

Conforme o site do Programa, “BANDEIRA AZUL é um dos rótulos ecológicos voluntários mais reconhecidos no mundo, concedido a praias, marinas e embarcações de turismo. Para se qualificar para a Bandeira Azul, uma série de critérios ambientais, educacionais, de segurança e de acessibilidade devem ser atendidos, mantidos e comprovados anualmente”. 

A ação de limpeza de praia e conscientização ambiental fará parte de um destes critérios, e será encabeçada por diversas instituições, como o Projeto Keep The Ocean Blue, a ONG Eco Local Brasil, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Swell Eventos e o Núcleo Ambiental da Associação de Surf da Prainha. A Oceano Surfwear disponibilizará brindes para o sorteio entre os participantes.

Junto à ação, a SMMA irá distribuir sacolas biodegradáveis para o público que estiver na praia poder armazenar os seus resíduos e conduzi-los até a lixeira mais próxima. Esta será uma ação preventiva e educativa contra o acúmulo de lixo na praia. 

Parte dos resíduos da ação será utilizado na Intervenção Artística: O Lixo Se Transforma em Arte! O resto dos resíduos serão encaminhados à empresa Carbo Brasil pela ONG Eco Local Brasil, para serem reuzinados e transformados em produtos, cumprindo assim o proposto pela Certificação Consciência Circular.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde