Aulas on-line iniciam na próxima quarta-feira (22) na rede municipal de ensino

17/04/2020 - 18h:23m

Uma nova experiência passa a fazer parte da realidade escolar francisquense a partir da próxima quarta-feira (22). Com o cancelamento das aulas presenciais, em virtude das medidas de isolamento para evitar a transmissão do Covid-19 (Coronavírus), o município passar a adotar o método de ensino a distância, em cumprimento à resolução CEE/SC nº 009, de 19 de março de 2020.

O conteúdo com as atividades escolares estarão disponíveis na plataforma gratuita “Google Classroom”, em que pais e responsáveis deverão acessar sob a orientação das direções. As aulas on-line, a partir do dia 22, são dirigidas ao Ensino Fundamental I e II. A Educação Infantil começará no dia 27. Aos que não têm acesso à internet, os materiais serão fornecidos na forma impressa, nas escolas.

A ferramenta do Google é bem simples e intuitiva. Basta apenas que a pessoa possua uma conta gratuita, a partir de um e-mail, para acessar o conteúdo, que pode incluir textos, imagens, áudios, vídeos, documentos e outros formatos de arquivos digitais. A opção por esta ferramenta se dá pela facilidade de acesso e utilização, pelo custo gratuito e pelo gerenciamento e controle sobre as atividades e frequência dos utilizadores, no caso os docentes (professores) e discentes (alunos), para que esteja em conformidade com o cronograma do MEC e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). 

Por enquanto, a Secretaria Municipal de Educação trabalha com previsões e, apesar da última determinação estadual ser para que as aulas retornem em 31 de maio, o prazo pode ser prorrogado, por isso o secretário Jucélio de Carvalho pede toda cautela e compreensão: “Estamos vivendo um momento atípico em que a comunidade escolar está tendo que se adaptar a cada momento. Assim como nos outros municípios, estamos buscando a melhor alternativa para que se compensem os prejuízos do ano letivo. Queremos que os pais tenham tranquilidade e cada caso será avaliado para que os alunos não sejam prejudicados”, ressalta. 

As direções e coordenações pedagógicas estarão atentas nas escolas para ouvir e orientar sobre cada situação. Sabe-se que muitos alunos não possuem internet ou mesmo transporte para se deslocar, pois as linhas de ônibus também estão interrompidas. A Secretaria conta com a colaboração de todos neste momento difícil para que todos os alunos sejam assistidos.      

Download das fotos em alta resolução

Aguarde