Município amplia em 20% sua capacidade de produção de água tratada

09/06/2020 - 13h:54m

A concessionária Águas de São Francisco do Sul acaba de divulgar o aumento da produção de água tratada em 20% para o abastecimento do município. As melhorias são o resultado dos trabalhos do Comitê de Crise, criado em janeiro de 2020, em que o Executivo Municipal tomou a iniciativa em buscar soluções proativas para que o serviço de abastecimento pudesse aumentar a sua capacidade.

O ganho de eficiência, na regularidade do abastecimento, já foi constatado pela empresa neste período em que Santa Catarina enfrenta uma das maiores estiagens dos últimos anos. Foram realizadas intervenções nas captações de água bruta dos rios da Rita e Saí Mirim (região continental). As adequações garantiram aumento de 23 l/s na capacidade. Também houve a instalação de uma nova estação de bombeando (booster), o que reforça o abastecimento, principalmente no períodos de alto consumo, o que gera benefício para 9.695 famílias. 

De acordo com a empresa, São Francisco do Sul conta com 15 boosters. O equipamento que acaba de ser instalado integra o conjunto dos três em operação com maior potência. Conforme o gestor operacional da concessionária, Victor Vilella Aroeira, para definir o local da instalação do booster, foi feito um estudo técnico pela equipe de engenharia da concessionária, que envolve a realização de simulações hidráulicas. Os novos boosters são estações de bombeamento, com isolamento acústico, sistema de telemetria e comunicação com a central de monitoramento e equipados com o que há de mais moderno no mercado.

Coordenador do Comitê de Crise, o secretário de Governo, Cláudio Pereira dos Santos, ressalta a importância dos trabalhos e como a Prefeitura vem buscando a melhor forma de ampliar o saneamento no município: “As reuniões são constantes e a equipe de governo vem trabalhando firme para garantir saneamento, água e esgoto tratado, aos francisquenses. No caso da água, tivemos presencialmente avaliando o potencial dos mananciais e a empresa se comprometeu com o que tinha que ser feito operacionalmente”, disse Cláudio. 

A preocupação com o tratamento do esgoto segue a mesma linha e, após todas as trativas, São Francisco do Sul irá inaugurar no próximo dia 16 de junho a sua primeira estação de tratamento (ETE/Majorca), como bem frisa o prefeito Renato Gama Lobo: “Estamos imensamente satisfeitos em contribuir para que uma obra histórica e tão almejada pela população dos Balneários saia do papel. Uma obra, dentre diversas outras que estão acontecendo, para alavancar a economia e o turismo sustentável em uma das regiões de veraneio mais frequentadas do norte e nordeste catarinense”, enfatiza Renato. Ainda outras três estações estão previstas para as outras regiões da cidade: região central, Ervino (sul da ilha) e Distrito do Saí (continente).                       

 

Download das fotos em alta resolução

Aguarde