Operação Corpus Christi garantiu o cumprimento das medidas contra a Covid-19

15/06/2020 - 16h:06m

Batizada de Operação Corpus Christi, em alusão ao feriado religioso do dia 11 de junho, a Blitz Sanitária, realizada em conjunto entre Defesa Civil, Direoria de Segurança Pública, Fiscalização de Obras e Posturas, Vigilância Sanitária e Polícia Militar, intensificou a fiscalização nas praias balneárias do norte da ilha de quinta-feira (11) até o domingo (14). Em cumprimento ao Decreto 3336/2020, foram vistoriados comércios na Enseada, Prainha e Praia Grande (Rua Teresina). 

A ação serviu principalmente para a verificação dos comércios, bares e restaurantes, sobre a adoção das medidas sanitárias pertinentes, como o uso de máscaras, álcool em gel, limitação de público nos estabelecimentos e distanciamento físico de pessoas e de mesas. Além de orientações aos comerciantes, também houve a fiscalização nos espaços públicos da orla para se evitar aglomerações de pessoas.

A operação foi uma iniciativa do Comitê de Gestão de Crise da Saúde de São Francisco do Sul, que é o órgão municipal atuante, então coordenado pelo vice-prefeito e médico Walmor Berretta Júnior, composto para gerenciar as políticas e ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19 (coronavírus). Para o diretor de Fiscalização e Posturas, Maurício Miranda Flor, a Operação Corpus Christi foi cumprida com êxito. “Conseguimos agir de forma proativa, sem necessidade de medidas coercitivas, e as medidas de saúde e segurança foram respeitadas”, ressalta Maurício.    

Até então, São Francisco realiza o controle da chegada de pessoas na cidade por meio de barreiras e blitz sanitárias, que são procedimentos jurídicos legais. As ações seguem as determinações preconizadas pelo Ministério Público de Santa Catarina em que os municípios não podem bloquear integralmente a entrada e saída de pessoas e veículos de seus territórios.

 

Download das fotos em alta resolução

Aguarde