Moradores são testados para Covid-19 em SFS

24/06/2020 - 13h:05m

Na semana passada (15), a Prefeitura informou que seriam iniciadas as coletas para amostra da população referente ao Covid-19 (coronavírus). Dos 500 moradores que serão testados nesta primeira etapa, a Secretaria de Saúde já testou 128 desde a última quinta-feira (18). Até agora, um morador, de 60 anos, testou positivo durante a amostragem e foi encaminhado ao Centro de Triagem para avaliação médica e orientações de isolamento domiciliar. Um dos principais problemas que as equipes estão enfrentando é o contato com esses pacientes, que muitas vezes estão com os telefones incorretos, bem como as recusas e faltas nos agendamentos. Foram registrados, até o momento, 12 recusas e 19 faltas.

A definição dos moradores para a amostragem foi realizada em conjunto com a Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (Seinfra) em um sorteio de residências de acordo com o cadastro imobiliário da Prefeitura. A ação, que ocorreu de forma randômica (aleatória), contemplou todas as localidades do município. Após o sorteio das casas, foi enviada uma lista para as unidades de Estratégia Saúde da Família (ESFs). As unidades entram em contato com os moradores das residências para definir qual deles será testado. O teste é realizado em um morador por casa sorteada. A realização do exame ocorre na unidade de saúde mais próxima do munícipe, conforme agendamento, seguindo todas as normas de segurança para evitar o contágio e a aglomeração de pessoas. No final desta semana será avaliado o andamento da pesquisa e emitido novo relatório.