Como funciona o monitoramento da Covid-19 em São Francisco do Sul?

06/07/2020 - 13h:35m

A cada boletim da Covid-19 (coronavírus), publicado pela Prefeitura de São Francisco do Sul, é informado que os pacientes estão sob monitoramento da Vigilância Epidemiológica do município. Mas como funciona esse monitoramento? Ele começa a partir do dia em que o morador faz o exame ou apenas quando ele tem o laudo de positivo? É presencial ou por telefone? Quantas vezes por semana? E o isolamento é feito a partir de quando? Para ajudar no entendimento dessas questões, preparamos esse material para você. 

Fui até o Centro de Triagem e fiz o exame para Covid-19. Quando começo o meu isolamento social?

Imediatamente. A partir do momento em que a pessoa faz a coleta para investigação do coronavírus ela precisa, obrigatoriamente, ficar em isolamento social. Esse isolamento não deve ser feito apenas por ela, mas, também, por todas as pessoas que moram na mesma casa que a pessoa com suspeita, até a liberação do exame sair e ser negativa. 

Por que algumas pessoas realizam o Teste Rápido e tem o resultado na hora e o meu exame teve que ser enviado para ter laudo no Laboratório de Saúde Pública de Florianópolis?

Cada teste tem um período específico para fazer a coleta. Tem que seguir rigorosamente essas especificidades para um laudo correto. 

Eles são realizados da seguinte forma:

Se você tem entre 3 e 5 dias de sintomas, a coleta é por meio do SWAB (teste do cotonete estéril, para coleta de exames microbiológicos). Para o resultado desse teste, é necessário que o material seja enviado para Florianópolis, para o Laboratório de Saúde Pública realizar análise e emitir o laudo.

Se você tem entre 6 e 8 dias de sintomas, é realizado o Teste Rápido, conforme protocolo do Ministério da Saúde. 

Meu laudo/teste saiu, deu positivo e tenho que continuar em isolamento social. Quem mora comigo também? 

Sim, todas as pessoas que moram com você devem seguir rigorosamente o protocolo do Ministério da Saúde, de isolamento de 14 dias a partir da data inicial dos seus sintomas. 

Após meu laudo/teste ser positivo, todos que moram comigo também fazem o teste para Covid? Como funciona?

Apenas se apresentarem sintomas também. No entanto, como explicado acima, o isolamento social deve ser de todos da casa de um laudo positivado, mesmo sem sintomas, por 14 dias, conforme Ministério da Saúde. 

Estou aguardando o resultado do exame, em isolamento social obrigatório, algum funcionário da saúde vai entrar em contato comigo para fazer o monitoramento?

Sim. As pessoas que estão aguardando o exame são monitoradas pelas equipes das unidades de Estratégia Saúde da Família (ESFs) da região de cada morador. O monitoramento ocorre por telefone para verificar como o paciente está se sentindo e se teve alguma alteração nos sintomas. Se o resultado do laudo for liberado e for negativo, é a própria equipe da ESF que liga avisando. Se positivo, começa a segunda etapa do monitoramento, dessa vez com a Vigilância Epidemiológica do município.

Como funciona o monitoramento da Vigilância Epidemiológica?

Após o laudo liberado e o morador receber a confirmação do positivo, o monitoramento é realizado pela Vigilância Epidemiológica do município. O contato é via telefone, por conta do protocolo de evitar contato presencial, a cada 48h, para que o estado clínico do paciente seja relatado. Em caso de agravamento dos sintomas, a pessoa é orientada a procurar os Centros de Triagem (CTs). Se o caso se agravar ainda mais, é encaminhado do CT para o Hospital Nossa Senhora da Graça.

Tive o laudo positivo para Covid, quando vou ser liberado para sair do isolamento social?

A liberação só ocorre após orientação da Vigilância Epidemiológica, que realiza o controle dos dias de isolamento e dos sintomas do paciente. Até a liberação, é obrigatória a permanência no isolamento social. 

Download das fotos em alta resolução

Aguarde