Prefeitura e Sebrae se preparam para implantar os planos de gestão do PEGEM-GEOR

08/07/2020 - 13h:38m

São Francisco do Sul avança na elaboração do Plano Estratégico de Gestão Municipal (PEGEM), ferramenta que irá possibilitar ao gestor público uma visão sistêmica de todos os projetos em andamento e novos da administração. Além do PEGEM, parceria da Prefeitura, por meio do Programa Cidade Empreendedora, com o Sebrae, em julho, será implementado a Gestão Estratégia Orientada ao Resultado (GEOR).

De acordo com o secretário de Pesca, Agricultura e Assuntos Portuários, Cesar Adriano da Cruz, os programas beneficiam diretamente o dia a dia da Prefeitura. "Com esse sistema implantado, qualquer pessoa com acesso a ele (prefeito, secretários) poderá ver o status de cada ação desenvolvida. O que acontece é um acompanhamento ainda maior", ressalta.

O PEGEM tem como objetivo assessorar o prefeito na inovação na gestão pública. Ele funciona por meio da identificação dos problemas prioritários do município, da definição dos objetivos estratégicos e da elaboração de um plano de gestão, que entrega como resultado um instrumento de política pública efetivo, para que a prefeitura consiga alcançar o máximo de desempenho.

A metodologia é baseada em dois grandes fundamentos: a co-criação e a inovação, envolvendo todos os servidores municipais na busca por soluções de alto impacto nos serviços à população. Dentro do alicerce da co-criação, é feito um exercício de escuta ativa a população para identificar quais as necessidade mais importantes.

Em São Francisco do Sul, foram realizados dois workshops, anteriores a pandemia, com a participação de servidores estratégicos (secretários, diretores e outros colaboradores de carreira). Em um primeiro momento, foi apresentado um diagnóstico com indicadores de desempenho locais, principalmente, baseado no Município em Números, e o exercício de identificação das dores e ganhos diagnosticados nas entrevistas prévias com as secretarias. Depois, houve a complementação e validação desses anseios da população francisquense e a identificação dos problemas comuns. “Após análises efetuadas nos novos projetos e aqueles em andamento, as secretarias propuseram soluções, levando em conta as políticas públicas", explica Cristiam Baldissera de Oliveira, consultor do Sebrae para o Programa Cidade Empreendedora e responsável pela aplicação da solução PEGEM-GEOR em São Francisco do Sul.

Os objetivos de cada secretaria validaram a identidade organizacional e a identificação das políticas públicas que serão materializadas na proposta de valor. O PEGEM eleva a maneira de gerir os recursos públicos, gerenciando as ações da administração através dos indicadores. Em uma época onde os recursos são limitados, a eficiência gera o diferencial competitivo para o município, trazendo maior qualidade de vida para sua população."O PEGEM vai apoiar nas ações com maior eficiência e eficácia na gestão municipal. Ele vai nos ajudar a garantir tudo que é importante ao nosso munícipe, sendo entregue com ainda mais qualidade", conclui o secretário César Adriano da Cruz.