Tudo pronto para o 3º Festival Gastronômico de São Francisco do Sul

08/07/2013 - 10h:27m

18 restaurantes participam do São Chico em Sabores
de 10 a 14 de julho

A Secretaria Municipal de Turismo de São Francisco do Sul já está com tudo pronto para a realização da terceira edição do Festival Gastronômico – São Chico em Sabores. O evento vai acontecer entre os dias 10 e 14 de julho, das 20h às 24h, no Terminal Marítimo de Passageiros, no Centro Histórico. As oficinas, que serão ministradas gratuitamente na Arena Gastronômica (Mercado Público Municipal), acontecem entre 10h e 17h (dias 10,12 e 13), e das 10h às 19h na quinta-feira, dia 11. Na programação, profissionais renomados do ramo da gastronomia e vinhos, como a chef e sommelière Adri Wiest, curadora do São Chico em Sabores, Carlos Alberto Dória, Julien Mercier e Manu Buffara.

Passarela do Sabor

Para receber turistas, comunidade, estudantes e profissionais da área, um espaço chamado Passarela do Sabor foi montado no Terminal Turístico de Passageiros (Baía Babitonga). A área irá abrigar os 21 estabelecimentos participantes.

Na Passarela do Sabor será servida a atração principal do São Chico em Sabores: os 18 pratos elaborados especialmente para o evento. São deliciosas receitas doces e salgadas, servidas em porções para degustação (entre 150g e 170g) a preço único, R$ 5,00. Também haverá vinho catarinense e cerveja artesanal pelo mesmo valor.

Os restaurantes participantes são de São Francisco do Sul, Araquari e Itapoá – forma encontrada pela organização para regionalizar o Festival. A expectativa para esta edição é que cerca de 14 mil pessoas passem pelo São Chico em Sabores nestes cinco dias, e que sejam consumidos em torno de 19 mil pratos.

O prefeito Luiz Roberto de Oliveira lembra que o Festival é uma forma de dinamizar a economia do comércio local na baixa temporada e, principalmente, evidenciar a cultura e a tradição da gastronomia regional. “Queremos resgatar os sabores que compõe essa mistura de ingredientes que temos na cidade. Procuramos priorizar o uso de produtos aqui da região. Os vinhos do festival, por exemplo, serão exclusivamente catarinenses”, relata o prefeito ao explicar os direcionamentos da festa.


Restaurantesparticipantes e pratos oferecidos:

  • Albatroz / Facebar
    Prato: Crepe do BINOT

  • Café do Museu do Mar
    Prato: Creme Babitonga

  • Bar do Banana
    Prato: Nhoque de Mandioca à Francisquense

  • Caranguejo e Cia
    Prato: Creme Sabores de São Chico

  • Funai
    Prato: Combinado do Ilhéu

  • Gourmet à Portuguesa
    Prato: Caldeirada de Bacalhau à moda Aveirense

  • Pizzaria Happyzza
    Prato: Pizza Caiçara

  • Tambaiá
    Prato: Ceviche à Babitonga

  • Café Colonial do Hotel Enseada
    Prato: Torta Ilha do Farol

  • Confeitaria Inês Zardo
    Prato: Delícia do Iça-Mirim

  • La Playa
    Prato: Caravela L´Espoir

  • Capri Iate Clube
    Prato: Sardinhas da Geni

  • Restaurante do Helias
    Prato: Ostras à Vila da Glória

  • Sabores da Casa
    Prato: Tortilha Carijó

  • Viapiana
    Prato: Entrecôte ao Pesto de Maracujá

  • Villa Real
    Prato: Lambe Lambe à Villa Real

  • Virado no Alho
    Prato: Cassoulet da Ilha

  • Porto Mediterrâneo
    Prato: Bolinhos de Bacalhau e Vinhos Finos de SC

Novidade: Arena Gastronômica será no Mercado Municipal
Como forma de inserir os interessados dentro do mundo da gastronomia, nada melhor do que um mercado público, lugar que tem história no ramo alimentício. Pensando nisso, a organização do Festival Gastronômico resolveu, nesta edição, transferir as palestras e os workshops, realizados por meio da Arena Gastronômica, para o Mercado Público Municipal. Entre os temas abordados estão Boas Práticas na Manipulação de Alimentos, Valorização dos Produtos Regionais, Os Vinhos de Santa Catarina, Harmonização de Cervejas, Confecção de Macarons, Sobremesas com Chocolate, Cozinha Regional, entre outras especialidades.

Data: 10 de julho (quarta-feira)
Tema: Capacitação de Serviços

Horário

Oficina

10h Boas Práticas na Manipulação de Alimentos
11h A Valorização dos Produtos Regionais
14h Importância do Turismo para o Desenvolvimento Regional
15h Excelência no Atendimento
16h Técnicas de Serviço de Sala e Bar
17h Drinks e Coquetéis
Data: 11 de julho (quinta-feira)
Tema: Bebidas

Horário

Oficina

10h Aromas do Café – Sabores e Sensações
15h Harmonização de Cervejas – Juliano Mendes
17h Tradição da Cachaça na Região do Caminho dos Príncipes. – Max Moppi
19h Os Vinhos de SC ganham o Brasil – Sommelière Adriane Wiest
Data: 12 de julho (sexta-feira)
Tema: Doces Finos

Horário

Oficina

10h Confecção de Macarons – Chef Alex Santos
15h Utilização de Chocolates na Gastronomia – Nugali Chocolates
17h Sobremesas com Chocolate – Chef André Lenzi
Data: 13 de julho (sábado)
Tema: Cozinha Regional

Horário

Oficina

10h Cozinha Regional Catarinense – Chef Vitor Gomes.
13h Concurso Gastronômico Escolar “Iça-Mirim”
15h “Desenvolvimento Regional a partir da Valorização de Produtos Gastronômicos: Mel Nativo” – Chef Manu Buffara
17h Cozinha Regional – Experiência Brasil – França – Carlos Alberto Dória e Chef Julien Mercier

Meio ambiente tem atenção especial

No Festival Gastronômico – São Chico em Sabores, uma das preocupações é em relação ao meio ambiente. Motivo pelo qual a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de SFS (SMMA) firmou, com a empresa Ambiental, uma parceria para a realização de coleta seletiva do lixo produzido durante o evento.

“A questão ambiental é uma preocupação latente do nosso trabalho. A intenção é enfatizar a importância da separação do lixo orgânico do reciclável e também armazenar corretamente o óleo de cozinha para que não seja jogado na natureza”, destaca o prefeito Luiz Roberto de Oliveira.

A SMMA também vai realizar um trabalho de conscientização com os participantes sobre a relação da água e do óleo, os quais não devem ser misturados. “O óleo usado na confecção dos alimentos que serão vendidos no festival será coletado. Em troca, os representantes dos estabelecimentos participantes vão ganhar detergente e sabão”, explica o secretário de Turismo, Augusto Kolling.

Concurso: Festival Gastronômico envolve escolas da cidade

Nesta edição do Festival, o tema gastronomia será levado a três escolas municipais da cidade por meio do Concurso de Gastronomia Escolar Içá Mirim (projeto piloto).

Durante a ação, alunos de três escolas irão elaborar um prato direcionado à merenda escolar. O Concurso será realizado na Arena Gastronômica, no Mercado Municipal, durante à tarde de sábado, dia 13 de julho e começa às 13 horas.

O prato vencedor será implantado no cardápio das escolas municipais no ano que vem. Esta atividade será feita em conjunto com alunos do curso de Gastronomia da Univille e a Nutriplus, empresa responsável pela merenda nas instituições de ensino.

Além de o prato ser inserido na merenda escolar, os alunos que tiverem seu prato escolhido vão ganhar um passeio para o Parque Beto Carreiro. As escolas que ficarem com o segundo e terceiro lugares, tem como premiação um passeio pela Baía Babitonga com almoço na Vila da Glória.


Escolas participantes:

  • Caic Irmã Joaquina Busarello
  • Franklin de Oliveira
  • João Germano Machado

Parcerias: IFC e Univille contribuem na organização

Parceria. Esta é uma das palavras que podem definir o 3º Festival Gastronômico de São Francisco do Sul.O São Chico em Sabores vai oportunizar aos estudantes do curso de Eventos do Instituto Federal Catarinense e de Gastronomia, da Univille, uma vivência prática na organização de eventos e na elaboração de pratos, respectivamente.

Serviço

Festival Gastronômico – São Chico em Sabores
De 10 a 14 de julho.
São Francisco de Sul.
Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul – imprensa@saofranciscodosul.sc.gov.br / 3444-2224 / 2225

Informações adicionais (chefs):

Carlos Alberto Dória – Doutor em sociologia, diretor em sociologia, diretor da ONG Centro de Cultura Culinária – C5, autor de livros de cultura culinária como A formação da culinária brasileira, A culinária materialista e Com unhas, dentes & cuca (em parceria com Alex Atala).

Julien Mercier – Bacharel e pós-graduado pela Universidade Lycée Hôlelier Savoie Léman em Thonon les Bains, França. Chefe executivo, com passagens pelo Caesar Park (São Paulo), Restaurante Carl Gustaf (St Barthelemy); Sketch, com Pierre Gagnaire (Londres); La Pyramide(Vienne). Atualmente é responsável pelas pesquisas culinárias no Engenho Mocotó (Restaurante Mocotó).

Adriane Wiest -Joinvilense.

Sommelière, Wine Educator e Chef de Cuisine.

Formada no Curso de Sommelier e Chef de Cuisine pelo Centro Europeu – Curitiba.Premiada em 2004 como “Chef Revelação do Ano” no 1° Festival Gastronômico Arte e Sabor de Joinville. Implantou e coordenou o Curso de Sommelier do Centro Europeu – Joinville. Professora do módulo de Enogastronomia da Escola de Gastronomia Espaço Gourmet, em Joinville.. Discípula do Master Sommelier português João Pires (premiado duas vezes “Melhor Sommelier do Mundo”, e Head-Sommelier do Restaurante “Dinner by Heston Blumenthal Restaurant” em Londres).

Participa como jurada de concursos de avaliação de vinhos, como “Alvarinho International Wine Challenge”,em Melgaço (única mulher entre os 12 jurados) , Portugal; Shanghai International Wine Challenge, Shanghai – China (único concurso de vinhos com o apoio oficial do governo chinês)– (primeira brasileira a participar de um concurso de vinhos na China e única representante da América Latina), Concours Mondial de Bruxelles Brasil, entre outros.

Ministra várias ações de formação para enófilos e sommeliers, e atua tb como Wine&Food Consultant.

Aguarde