São Francisco do Sul finaliza Plano de Desenvolvimento Sustentável do Turismo

27/07/2020 - 10h:06m

São Francisco do Sul ganhará em breve um Plano de Desenvolvimento Sustentável do Turismo (PDTIS), um planejamento estratégico colaborativo que orientará as ações do município nesse setor nos próximos dez anos. Parceria com o Sebrae/SC por meio do Programa Cidade Empreendedora, o PDTIS será um importante instrumento de políticas públicas para São Francisco do Sul.

O Plano de Desenvolvimento Sustentável do Turismo começou a ser elaborado em agosto de 2019 com a colaboração ativa de vários setores da sociedade e do poder público. O objetivo foi traçar um diagnóstico do turismo do município baseado na oferta, na infraestrutura e nos serviços públicos voltados para a área. A partir daí, foi elaborado, com a ajuda do Sebrae, estratégias e ações de desenvolvimento do setor a longo prazo.

De acordo com o prefeito Renato Gama Lobo, é importante planejar e pensar o turismo no município, assim como as demais áreas, para os próximos anos. “Uma das nossas principais áreas, em São Francisco do Sul, é o turismo. Sentar e planejar faz parte do processo e do cuidado com o que esperamos para a cidade. Nosso município já tem uma vocação natural para o turismo, mas com um diagnóstico completo poderemos melhorar ainda mais nessa área”, salienta.

Para Jamille Machado Douat, secretária municipal de Turismo, as estratégias deverão levar em conta as três principais vocações de São Francisco do Sul como destino turístico: o segmento histórico-cultural, o de sol e praias e o náutico. "Agora o município tem um diagnóstico, objetivos e estratégias definidas para o turismo nos próximos dez anos. Precisamos transformar este processo democrático e participativo em lei, para que as próximas gestões deem continuidade ao trabalho realizado. O desafio daqui para frente passa a ser a execução e a captação de recursos e parceiros para viabilizar o que foi planejado", ressalta Jamille.

O planejamento estratégico do turismo faz parte do projeto São Francisco do Sul, uma Cidade Inteligente, Humana, Inovadora, Sustentável e Empreendedora, lembra o secretário de Pesca, Agricultura e Assuntos Portuários, Cesar Adriano da Cruz. O turismo, diz ele, se correlaciona com as demais atividades sociais, econômicas e ambientais do município e deve ser milimetricamente planejado e articulado com o desenvolvimento econômico e sustentável de São Francisco do Sul. "Além da indução do desenvolvimento da atividade, criação da estrutura necessária e no estabelecimento de diretrizes, vale ressaltar que o planejamento estratégico do turismo cria uma forte sinergia na geração de emprego e renda e concilia o crescimento econômico com a preservação e a manutenção do patrimônio histórico, cultural e ambiental", conclui o secretário.

Carlos Cappelini, consultor credenciado do Sebrae, concorda que é fundamental para o desenvolvimento turístico de São Francisco do Sul que ele seja sustentável, tanto do ponto vista econômico quanto do social e ambiental. A partir disso, garante ele, "os gestores poderão tomar decisões mais acertadas, poderão definir os recursos necessários e, assim, acelerar o processo de desenvolvimento turístico do município. Gerar mais resultados, tornar o município mais competitivo, desde que sejam feitos investimos, tanto da parte pública quanto dos empresários e demais pessoas que desenvolvem a atividade turística na região".

"O Plano de Desenvolvimento Econômico é uma das principais ações do projeto Cidade Empreendedora, pois ele vai identificar e planejar de forma colaborativa, envolvendo a comunidade, entidades e formadores de opinião, os setores e eixos estratégicos para o desenvolvimento da economia local. A  expectativa é que, a partir deste plano, se possua uma visão compartilhada das prioridades destes eixos estratégicos e que as entidades de classe, governo e demais instituições e lideranças se organizem para sua implantação", assegura Jaime Arcino Dias Jr., gerente regional do Sebrae.