São Francisco do Sul será beneficiada pelo programa Mais Médicos

25/07/2013 - 10h:36m

São Francisco do Sul é um dos 38 municípios catarinenses considerados prioritários para receber médicos do Programa Mais Médicos para o Brasil, do Governo Federal, lançado na terça-feira (8) pela presidente Dilma Rousseff, como uma das medidas do Pacto pela Saúde.

Segundo a ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, o anúncio reforça o compromisso do governo federal com governadores e prefeitos de capitais, feito no dia 24 de junho, de maior agilidade em políticas públicas na área da Saúde, além de promover, em todo o País, melhorias em hospitais e unidades de saúde e no atendimento.

A iniciativa ofertará bolsa de R$ 10 mil, paga pelo Ministério da Saúde, aos médicos que atuarão na atenção básica da rede pública de saúde. “O programa irá ampliar a presença de médicos nas regiões carentes, como os municípios do interior e periferias das grandes cidades”, afirmou a ministra.

O Pacto pela Saúde garantirá R$ 15 bilhões até 2014 no país. Deste montante, R$ 7,4 bilhões já estão contratados para construção de 818 hospitais, 601 UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e de 15.977 unidades básicas. Outros R$ 5,5 bilhões serão usados na construção, reforma e ampliação de unidades básicas e UPAs, além de R$ 2 bilhões para 14 hospitais universitários.

Mais Médicos — Para selecionar e levar os profissionais às regiões carentes serão lançados três editais: um para atração de médicos; outro para adesão dos municípios; e um último para selecionar as instituições supervisoras. Aos municípios caberá oferecer moradia e alimentação aos médicos.

“Ações que agregam valor à saúde e contribuem com o bem estar dos munícipes são sempre bem-vindas e essa é nossa prioridade. Com o programa Mais Médicos não será diferente. São Francisco do Sul está de braços abertos para receber os novos profissionais e ampará-los no que for necessário”, afirmou o prefeito Luiz Roberto de Oliveira.