A Vigilância em Saúde alerta:

23/04/2021 - 12h:38m

A Vigilância em Saúde reforça para a população a situação preocupante da proliferação do mosquito Aedes Aegypti, bem como o surgimento de casos suspeitos de dengue no município. De acordo com a Vigilância em Saúde, o risco de iniciar uma epidemia da doença é grande caso a população não se engaje para combater os focos.

A orientação é de que as pessoas separem um tempo para verificar suas residências, primeiramente eliminando todo material que possa acumular água parada. Verificar os sistemas de drenagem de água das chuvas como as caixas de passagem e bueiros, que devem ser isolados por telas milimétricas (mosquiteiras) ou preenchidas com material como brita, por exemplo.

Outra dica é a verificação do nivelamento das calhas, para que não acumule água. Grande parte dos focos encontrados no município são de piscinas sem tratamento adequado e, principalmente, piscinas plásticas sem nenhum tipo de cuidado que, em geral, não estão cobertas.

É preciso atenção para não deixar espaços por onde o mosquito acessa a água. Telas mosquiteiras podem ser esticadas e presas com fitas ou amarradas. As caixas de água devem possuir tampa e estarem rigorosamente lacradas. Na dúvida, prenda uma tela milimétrica abaixo da tampa, nos extravasores (ladrão) e furações, pois muitas caixas de água com tampa também têm foco do mosquito.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde