Educação em pauta na Prefeitura nesta quarta-feira

05/05/2021 - 15h:00m

O dia começou com a educação em destaque. A primeira reunião da agenda contou com a presença do diretor-geral do Instituto Federal Catarinense (IFC), câmpus São Francisco do Sul, Adalto Aires Parada, e dos professores Lucas Knebel Centenaro e Severino Mirândola Júnior. Dentro os assuntos com a equipe de governo, a instituição se colocou à disposição para firmar parcerias com a Prefeitura para a execução de ações.

Ainda durante o encontro, foi apresentado o projeto de monitoramento da Baía da Babitonga, em tempo real, para verificação da qualidade da água com equipamentos instalados em uma boia. Ação que deve iniciar em agosto deste ano. De acordo com Centenaro, São Francisco do Sul será uma referência em Santa Catarina no que se refere à qualificação da água junto à Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Outra possibilidade apresentada é a disponibilização de projetos focados no desenvolvimento de novas tecnologias. “Queremos tornar o câmpus SFS em um centro de referência que projete a cidade e dê acesso à população a novas tecnologias”, destaca Parada.

Em seguida, o prefeito Godofredo Gomes Moreira Filho e o vice-prefeito Sérgio Murilo de Carvalho Oliveira receberam o gerente-executivo da Fiesc/ Sesi/ Senai Norte Nordeste, Marco Goetten, e o coordenador de Operações da instituição no município, Diego dos Santos Florio. Na pauta, a oferta de mais cursos profissionalizantes. Em ambas as reuniões, o prefeito trouxe as demandas ouvidas durante o Programa Prefeitura nas Comunidades, que ocorreu no Distrito do Saí no início desta semana, sobre a oferta de Educação de Jovens e Adultos (EJA) gratuitamente na comunidade, bem como cursos profissionalizantes.

Na próxima semana, a equipe do Senai, juntamente com a Secretaria de Educação, deve fazer uma visita à escola para conhecer mais de perto a demanda e pensar em uma proposta para o Distrito do Saí. “Só temos a agradecer essa aproximação. Em quatro meses, já tivemos duas reuniões. Não tenho dúvidas de que teremos uma forte parceria”, avalia Florio.

De acordo com Godofredo, as portas estarão sempre abertas. “Esse diálogo vai continuar. É o nosso papel e nossa responsabilidade. O futuro da nossa gente passa pela formação profissional”, destaca o prefeito.