Dia 5 de agosto – Dia Nacional da Saúde

05/08/2021 - 12h:35m

Dia 5 de agosto – Dia Nacional da Saúde

Com a finalidade de promover a educação sanitária e despertar no povo, a consciência do valor da saúde. A data foi instituída em 8 de novembro de 1967 em homenagem ao médico sanitarista Oswaldo Cruz, pioneiro no estudo e combate de epidemias de doenças como febre amarela, peste bubônica e varíola que assolavam o Brasil no começo do século XX.

Em 1900 foi fundado o Instituto Soroterápico Federal na distante fazenda de Manguinhos no Rio de Janeiro, por sugestão de Oswaldo Cruz e direção técnica do mesmo, para a produção de soros e vacinas contra a peste bubônica. Em 1903, Oswaldo Cruz inicia a construção no local do Instituto de Patologia Experimental de Manguinhos, composto pelo conjunto arquitetônico histórico de Manguinhos – o conjunto inclui o Pavilhão Mourisco ou Castelo de Manguinhos; a Cavalariça; o Quinino; o Pavilhão do Relógio ou Pavilhão da Peste; o Aquário de Água Salgada; o Hospital Oswaldo Cruz; o Pombal ou Biotério para Pequenos Animais. Em 1908 o Instituto é rebatizado como Instituto Oswaldo Cruz, hoje conhecido como Fiocruz.

O Instituto foi responsável pela reforma sanitária que erradicou a epidemia de peste bubônica e a febre amarela no Rio de Janeiro. O Instituto também foi peça chave para a criação do Departamento Nacional de Saúde Pública, em 1920. A instituição experimentou, desde então, uma intensa trajetória, que se confunde com o próprio desenvolvimento da saúde pública no país.

#PrefeituraSãoFranciscodoSul #PrefeituraSãoChico #SaúdeSãoFranciscodoSul #SaúdeSãoChico #SãoFranciscodoSul #SãoChico