Festival Latino Americano da Audiovisual inicia eventos prévios

06/08/2021 - 13h:59m

De 25 a 28 de maio de 2022, São Chico receberá o 1º Festival Latino Americano da Audiovisual – FALA São Chico, proposto pela Associação Cultural Panvision que realiza articulação, curadoria e produção de mostras de cinema e vídeo, voltados para os mais diversos segmentos da população. A associação realiza anualmente o FAM – Florianópolis Audiovisual Mercosul, Festival consagrado como um dos acontecimentos audiovisuais mais importantes do Sul do Brasil.

Segundo a Diretora-Presidente da Fundação Cultura Ilha de São Francisco, Marianna Corrêa, “eventos desta natureza são importantes para o desenvolvimento cultural, educativo e turístico da cidade, contudo é importante que a comunidade se aproprie da linguagem audiovisual”.

Para tanto, a Panvision inicia nesta segunda-feira (09) a primeira iniciativa para aproximar o audiovisual do público de São Chico. A atividade contemplará escolas da rede municipal, que irão assistir o filme convidado "Em Cima do Muro" de Hilda Lopes Pontes (Salvador, Brasil, 2019) e participarão de um bate-papo formativo mediado pelos educadores de cada escola e pelo cineasta, editor e arte-educador Fabrício Borges.

Alinhada à essas ações formativas, em novembro, no Mês da Consciência Negra, também será realizada a exibição e discussão de um documentário. Em dezembro será exibido o documentário “Dona Francisca”, sobre a ferrovia que ligava São Francisco do Sul a Joinville. Essas exibições seguirão todos os protocolos de prevenção ao COVID-19.

No município, o FALA São Chico é apoio pela Fundação Cultural, Secretaria de Educação e Secretaria de Turismo.