São Francisco do Sul é capital de Santa Catarina por um dia

11/08/2021 - 09h:19m

São Francisco do Sul, nesta quarta-feira (11), é a capital de Santa Catarina. Desde 2010, a partir da Lei 15.109, de autoria do então deputado Jorginho de Mello, a capital do Estado é transferida simbolicamente para o município. A Prefeitura fez o convite ao governador Carlos Moisés para estar na cidade hoje, contudo o chefe do Executivo estadual não pôde estar presente.

A data é alusiva à criação da Capitania de Santa Catarina em 1738. Em vídeo enviado para marcar o dia de hoje, o governador anunciou a disponibilização de recursos para recuperação do Museu Nacional do Mar. “Estamos liberando R$ 20 milhões para que a Fundação Catarinense de Cultura faça a licitação para uma reforma completa no Museu Nacional do Mar, que é o quinto maior do mundo em acervo e o primeiro da América Latina”,  noticiou.

Para o prefeito Godofredo Gomes Moreira Filho, o anúncio veio em um momento importante. “Todo catarinense tem uma ligação com São Francisco do Sul, afinal, a história do estado começou aqui. Essa data simboliza o reconhecimento da importância histórica do município. Esse recurso destinado ao Museu do Mar é necessário. Fico feliz em ter participado da construção deste espaço de memória da história do homem com o mar, em 1993, e agora da sua renovação”, pontua o prefeito.

Godofredo ainda lembrou que tem mantido contato frequente com o governo do estado para consolidar iniciativas prioritárias da Prefeitura como a revitalização da SC-415 e, posteriormente, a sua municipalização, além da liberação de recursos para a pavimentação da Rua Içá Mirim, no Acaraí.

Link para download do vídeo: https://we.tl/t-8qEeg2YwN7