Capacitação aos agentes comunitários de saúde, alusiva ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio

30/09/2021 - 13h:41m

A Secretaria de Saúde por meio do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) e a Gerência de Unidades Regionais realizou ontem (29), no Cine Teatro X de Novembro, uma capacitação aos agentes comunitários de saúde, alusiva ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.

Neste mês foram realizadas campanhas que visam  sensibilizar e conscientizar a população sobre este grave problema que afeta toda a sociedade e maneiras de evitá-lo.
O evento contou com a parceria do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social  (CREAS).
O psiquiatra Dr. Rodrigo Assunção palestrou sobre o tema “Quanto vale a vida?” e a psicóloga Edilene Silva explicou como funciona o CAPS no município. O evento também contou com a presença da enfermeira Renata Alves Serafim, que abordou o fluxograma de atendimento a vítima entre Bombeiros, Polícia e Samu e foi finalizado com profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social falando sobre CREAS e o acolhimento à população.
Segundo Dr. Rodrigo Assunção é preciso falar sobre o assunto, cada pessoa que foi ouvida antes de tentar o suicídio, a porcentagem de que mudaram o seu planejamento é altíssimo, 90% desistiram do suicídio quando foram ouvidas. “É preciso falar, porque o ouvir que é importante. E esses eventos que a Prefeitura de São Francisco do Sul está realizando é muito importante e que seja no ano todo”, comenta.
O vice-prefeito Sérgio Murilo de Carvalho Oliveira falou que esses programas do NASF e estas ações do setembro amarelo são de suma importância, principalmente para as famílias da nossa cidade. “Hoje infelizmente os números de suicidas são altos, e muitas vezes por falta de atenção. Então, além dos programas específicos, as pessoas têm que dar carinho e amor”, disse.
Já o secretário de saúde, Jefferson Pacheco de Moraes afirma que a ação do Setembro Amarelo é mais uma das ações do NASF, que é um departamento da Secretaria de Saúde que realiza todo mês ações importantes ao cidadão francisquense. O setembro Amarelo é uma campanha onde se preocupa em fazer com que as pessoas evitem o ato do suicídio, diz.