Secretaria de Saúde realiza palestra sobre Combate à Tuberculose

17/11/2021 - 00h:00m

Em 17 de novembro é celebrado o Dia Nacional do Combate à Tuberculose. A data tem o objetivo de alertar a população para a prevenção e o tratamento da doença, quarta maior causadora de mortes entre os males infecciosos no País. Embora a tuberculose seja curável já há muito tempo, seu tratamento longo, que deve ser mantido mesmo após a remissão dos sintomas, ainda faz com que muitas pessoas permaneçam assintomáticas, porém transmitindo a bactéria que causa a doença. Infelizmente isso torna os microrganismos causadores da doença resistentes a medicamentos, dificultando a erradicação da doença e levando muitos à morte. No Brasil, a tuberculose é um sério problema da saúde pública, com raízes sociais. A cada ano, são notificados cerca de 70 mil casos novos e ocorrem 4,5 mil mortes em decorrência da doença. A OMS recomenda uma estratégia importante no controle da doença, o tratamento supervisionado disponível em todo o Brasil. Nessa modalidade de tratamento, um profissional de saúde acompanha o uso dos medicamentos pelo doente nas unidades de saúde ou mesmo na sua residência, evitando assim o abandono. Isso garante o consumo do remédio durante todo o período necessário para a cura da doença. Hoje (17), foi realizada uma palestra para equipe de saúde no Cine Teatro X de Novembro pela Enfermeira e Coordenadora da 23° Regional da Saúde de Joinville, Vanessa da Silva e pelo Bioquímico, Victor Bach do laboratório municipal de São Francisco do Sul. Estiveram presentes no evento o secretário de saúde, Jefferson Pacheco de Moraes, a gerente de Unidades Regionais , Carla Dagmar  Bosco, Coordenadora do Caeps,  Silvana dos Santos, o técnico de enfermagem, Raul Macedo, responsável pelo programa da Tuberculose, a enfermeira Talita Renne Mendonça, gerente assistencial do hospital e os agentes comunitários de saúde enfermeiras dos ESF.