Saiba identificar os Sintomas de Gripe e de Covid

05/01/2022 - 20h:00m

Os dois vírus são respiratórios, causadores de Síndrome Gripal e podem evoluir para formas mais graves, como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), veja como identificar e quais cuidados tomar.

Gripe:
A infecção pelo vírus da influenza apresenta sintomas agudos nos primeiros dias. A cepa H3N2 pode evoluir para Síndrome Respiratória Aguda Grave.  O surto é considerado fora de época, consequência do relaxamento das medidas de proteção.
A vacina da gripe está disponível nos postos de saúde, e ajuda a proteger contra a nova cepa.

Principais sintomas:
febre súbita
coriza
tosse (geralmente seca)
dor no corpo
fraqueza

Os pacientes com esses sintomas devem passar por um isolamento de 7 dias para evitar contaminar outras pessoas, além de fazer repouso, ter boa alimentação e hidratação.

Coronavírus - variante Ômicron
É uma variante altamente transmissível e com grande número de mutações.
Sintomas mais comuns:
cansaço extremo
dores pelo corpo

Coronavírus - variante Delta
Características semelhantes à gripe sazonal. A perda de paladar e de olfato deixou de ser relatada.
Sintomas mais comuns:
febre
tosse persistente
corizas
espirros
dor de garganta

As medidas de prevenção para ambos são as mesmas: uso de máscara em locais fechados e ambientes aglomerados, cobrir a boca em caso de tosse ou espirro, higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel, distanciamento social, isolamento em caso de sintomas respiratórios e ventilação de ambientes.

Procure o Centro de Triagem somente se apresentar sintomas de síndrome gripal. O Pronto Atendimento e a UPA devem ser procurados nos casos de urgências e emergências não relacionadas com suspeita de síndrome gripal.

Se você teve contato com alguém infectado com Coronavírus ou Gripe e não está apresentando sintomas, evite sair de casa. A recomendação é ficar isolado por cinco dias.