São Francisco do Sul prepara a retomada cultural

19/01/2022 - 12h:31m

Preocupada com os impactos da pandemia no setor cultural, a Prefeitura de São Francisco do Sul, por meio da Fundação Cultural, planejou ao longo de 2021 a retomada das atividades culturais no município. “O setor cultural cumpre tripla função nas políticas públicas. Do lado dos fazedores de cultura, tem participação na geração e distribuição de renda. Para o município, serve como catalisador de nossas práticas culturais e riqueza histórica, fomentando a atividade turística. Para a população, possibilita a experimentação de práticas e o desenvolvimento de diferentes habilidades.”, analisa a diretora-presidente da Fundação Cultural Marianna Corrêa.

Confira as atividades que já estão confirmadas:

- Oficinas culturais: disponibilizadas de forma gratuita aos munícipes e em diferentes localidades do município, proporcionando acessibilidade às práticas culturais. Serão ofertadas oficinas envolvidas com: atividades artesanais; artes visuais; expressões artísticas e culturais afro-brasileiras; dança; audiovisual; teatro; arte circense; literatura; cultura popular; música; educação patrimonial, ambiental, paisagístico e arquitetônico e identidade culinária. Início: março 2022.

- Escola da Cultura: voltada para a qualificação dos fazedores de cultura do município, será composta por um calendário anual de cursos de extensão gratuitos, em três diferentes eixos: gestão cultural, produto cultural e desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Início: fevereiro de 2022.

- Aplicativo Passaporte Cultural: aplicativo de geolocalização que possibilitará a visitação autoguiada aos pontos históricos da cidade. O módulo inicial será o Centro Histórico. Início: abril de 2022.

- Feira do Livro: tradicional evento cultural em São Chico, a Feira do Livro chega a sua 8ª edição em 2022. Início: agosto de 2022.

- Exposições Centro Cultural Ester dos Passos Rosa: após as 15 exposições e mais de 1000 visitantes em 2021, em 2022 as exposições organizadas pela equipe do Centro Cultural Ester dos Passos Rosa serão retomadas em fevereiro, voltando-se para a valorização das artes e dos artistas plásticos locais e daqueles que se inspiram em nossa cidade. Início: fevereiro de 2022.

- Espetáculos Cine Teatro X de Novembro: seguindo todos os protocolos sanitários, testados em 2021, os espetáculos podem ser retomados oferecendo entretenimento com segurança. Serão espetáculos mensais, com cobrança de ingresso. Haverá um percentual de entradas destinadas para o projeto “Ingresso Social” que oportunizará a entrada gratuita as famílias em vulnerabilidade social cadastradas no CadÚnico. Início abril de 2022.

Em 2021, a gestão municipal fez a busca ativa de recursos, junto às empresas e emendas de vereadores e deputados, que possibilitarão a realização dessas atividades.

Além dessas atividades, a Fundação Cultural mantém a realização do Viver São Chico e buscará renovar a parceria para a realização da mostra do Festival de Dança de Joinville. Projetos patrocinados pela ArcelorMittal Vega também já estão em fase de desenvolvimento junto à equipe da Fundação Cultural.

Mais informações no WhatsApp da Fundação Cultural: (47) 9 9101-5728