Abertura da Semana do Meio Ambiente 2022

07/06/2022 - 14h:06m

A Semana do Meio Ambiente 2022 iniciou nesta segunda-feira (06), no Cine Teatro X de Novembro. Neste ano, o tema principal é o bioma Mata Atlântica, presente em nosso município. As ações começaram no domingo (5), com a limpeza na Praia do Sumidouro. Para o Prefeito Godofredo Gomes Moreira Filho, “nossa ilha é repleta de belezas graças ao bioma que temos aqui. Nosso território possui mais de cinco séculos de história, por isso devemos viver em harmonia com a natureza. Qualquer iniciativa em prol da preservação dos recursos naturais é positiva.”

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) preparou diversas apresentações e discussões técnicas para consolidar a forma correta de aplicação da Lei da Mata Atlântica. O Secretário de Meio Ambiente Renan Canuto ressaltou que "o nosso município hoje possui um dos maiores remanescentes do bioma no estado, por isso a importância do esclarecimento dessas leis e seus usos.'' Durante a Semana do Meio Ambiente também serão realizadas atividades de educação ambiental.

A primeira palestra do evento foi sobre “case: supressão vegetal, duplicação da BR 280”, apresentada pela Prosul, empresa que promove a gestão ambiental das obras de duplicação da BR-280.  Thaise Santin Sirena, engenheira ambiental e Jonas Inkotte, engenheiro florestal, são os responsáveis pela manutenção da flora na BR 280.  Na palestra, foram explicados os impactos ambientais com as obras e como os  estudos são feitos para garantir a melhor solução possível, gerando menos impacto.

Carla Caroline Correia, geógrafa no DNIT, realizou uma palestra sobre a educação ambiental no processo de gestão: o caso do licenciamento ambiental da BR 280. Para finalizar o dia, o Procurador da República, MPF/SC, Tiago Alzuguir Gutierrez falou sobre os aspectos legais na sucessão ecológica do bioma Mata Atlântica. A Semana do Meio Ambiente vai até o dia 10 de junho e conta com programação em diversos locais da cidade.