Segundo dia da Semana do Meio Ambiente 

08/06/2022 - 16h:58m

O segundo dia da Semana do Meio Ambiente aconteceu nesta terça-feira (09), no Cine Teatro X de Novembro. Tivemos a presença do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) que promoveu o Workshop e Mini Curso sobre o Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (SINAFLOR).

O SINAFLOR é um sistema eletrônico de gestão dos recursos florestais que integra dados de todos os estados e informações do Sistema de Cadastro Ambiental Rural, do Ato Declaratório Ambiental e do Documento de Origem Florestal, além de autorizações de exploração emitidas pelos órgãos competentes.

 

Trata-se de uma plataforma moderna e intuitiva, que aumenta a eficiência dos mecanismos de rastreabilidade da origem da madeira brasileira, garantindo mais facilidade de acesso à informação, além do fortalecimento do combate ao desmatamento ilegal.

 

Fernanda Simões, coordenadora de monitoramento do uso da flora, é analista ambiental do IBAMA. Neste primeiro dia, ela explicou sobre o uso do SINAFLOR e como o avanço da tecnologia têm sido positivo para a manutenção do meio ambiente. A palestrante frisou ao explanar sobre o sistema que “ao adotar as ações tecnológicas, começamos a ter mais informações sobre a dimensão do bioma que vem sendo explorado, e assim, é possível observar quais espécies estão com maiores graus de ameaças para agir com ações pontuais para preservar o bioma.”

 

O Secretário de Meio Ambiente, Renan Canuto, também destacou que “O SINAFLOR é uma ferramenta valiosa para o controle do desmatamento e propicia maior lisura nos procedimentos de controle das atividades florestais.”

 

A Semana do Meio Ambiente de 2022 da Secretaria de Meio Ambiente de São Francisco do Sul tem como tema deste ano o Bioma Mata Atlântica, o evento conta com diversas palestras e atividades que acontecem até o dia 10 de junho.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde