Ainda dá tempo de vacinar contra a Gripe

28/06/2022 - 13h:30m

A vacina contra a Gripe está disponível em todas as unidades ESF* para maiores de seis meses de idade e é fortemente recomendada para os públicos considerados prioritários, como idosos, gestantes, mulheres que deram à luz há pouco tempo, portadores de doenças crônicas, crianças, professores e portuários.

Vacinas disponíveis das 8h às 11h e das 13h às 16h.

A vacina trivalente protege contra os subtipos da Influenza A (H1N1 e H3N2) e um subtipo da Influenza B. Embora não seja específica para o subtipo que está causando o surto atual, pode evitar a evolução para um quadro mais grave e diminuir a transmissão, principalmente para pessoas mais vulneráveis. Não há necessidade de mais de uma dose dessa vacina.

O vírus da Influenza causa grande número de óbitos por ano. Por ser um vírus que sofre mutações frequentes, a vacina é atualizada constantemente e deve ser tomada anualmente. As medidas de prevenção são uso de máscara em locais fechados e ambientes aglomerados, cobrir a boca em caso de tosse ou espirro, higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel, isolamento em caso de sintomas respiratórios e ventilação de ambientes.

Adultos e adolescentes podem receber a vacina contra Gripe, Covid-19 e outras vacinas de rotina na mesma ocasião. Crianças acima de 6 meses podem receber as vacinas da Gripe e de rotina em conjunto. Crianças com mais de 5 anos devem aguardar 15 dias após essas vacinas para receber o imunizante contra Covid-19.

*Lista completa das Unidades de Saúde com endereço e telefone: <https://www.facebook.com/saudesaofranciscodosul/posts/101281882140188>

#PrefeituradeSãoFranciscodoSul #PrefeituraSãoChico #SaúdeSãoFranciscodoSul #SaúdeSãoChico #SãoFranciscodoSul #SãoChico #VacinaJá #Gripe #ImunizaJáSãoChico