Autoridades participam do 6⁰ Exercício de Ajuda Humanitária

07/07/2022 - 14h:25m

Aconteceu nesta quarta-feira (6), o Vip Day do 6⁰ Exercício de Ajuda Humanitária coordenado pelo Exército Brasileiro. O dia foi dedicado para apresentar às autoridades do município como funcionam as simulações. Estiveram presentes: o prefeito Godofredo Gomes Moreira Filho, o vice-prefeito Sérgio Murilo de Carvalho Oliveira e o secretário de governo Tufi Michreff Neto.

As autoridades se reuniram na Delegacia da Capitania dos Portos em São Francisco do Sul, com representantes das forças atuantes no exercício. Após o encontro para explicação sobre a operação, todos se deslocaram para o Grac, Grupo de Ações Integradas, localizado no Corpo de Bombeiros Voluntários. O prefeito Godofredo Gomes agradeceu às Forças Armadas por escolherem São Francisco do Sul. “Com essa ação, será possível entregar um serviço de urgência, emergência e resposta de forma rápida, com economia de recursos e serviço de inteligência, conseguindo oferecer para a população os cuidados necessários” destacou o prefeito. O município possui diversos incidentes já registrados: erosão costeira marinha, vendaval, deslizamento de terra e acidente químico.

Após a visita ao Grac, as autoridades foram deslocadas para o Ginásio de Esportes Quirino Luz, onde está alojado o 14º Batalhão de Infantaria Motorizado. Lá, o prefeito conheceu a estrutura da viatura de comando e controle, para planejamento e execução. O General Benvenutti Castro elogiou a forma como os treinos estão sendo executados e ressaltou: “devemos estar prontos para prestar o melhor serviço e apoio à população. O trabalho em conjunto é fundamental para diminuir nossas vulnerabilidades e ter a sincronização nos momentos de maior necessidade”.

Em seguida, todos se deslocaram para Vila da Glória, onde aconteceu a Operação São Francisco, na Ilha da Rita, com a missão de realizar o resgate de civis ilhados, incluindo pessoas feridas e uma grávida, utilizando meios fluviais e aéreos. Segundo o  coordenador da Defesa Civil Geovan Baumgratz, "através desses exercícios buscamos melhorias no plano de contingência interagindo com a Defesa Civil municipal e as demais agências de apoio”. Ele destacou ainda que as agências envolvidas estão conseguindo resolver os problemas com um tempo de resposta ainda menor e com mais eficiência”. Participaram da missão o Exército Brasileiro, Defesa Civil, Polícia Militar, Polícia Civil, Marinha do Brasil, Bombeiros Militar e Bombeiros Voluntários.