Atividades no terceiro dia do 6º Exercício de Ajuda Humanitária marcam encerramento

08/07/2022 - 15h:36m

Nesta quinta-feira (7) aconteceram as últimas atividades do 6º Exercício de Ajuda Humanitária em São Francisco do Sul. Envolveu cerca de 150 pessoas, incluindo as equipes de emergência do próprio Porto (conduzidas pela empresa Ambipar Response Dracares), além de membros da Polícia Federal e Militar. O procedimento foi realizado como se fosse uma situação real: no transporte do produto químico houve um vazamento repentino do produto que feriu uma dezena de funcionários. Os Bombeiros foram acionados imediatamente, assim como as demais equipes de emergência, que chegaram no Porto em poucos minutos.

A simulação, que durou em torno de 1h30min, mediu o tempo de resposta para a comunicação do acidente, a chegada das equipes, o atendimento às vítimas e a contenção do produto, entre outras situações. Para o coordenador da Defesa Civil Municipal Geovan Baumgratz, "simulações como essa são essenciais para uma melhor resposta em possíveis eventos reais.”

Após o treinamento, as agências se deslocaram para o Forte Marechal Luz onde se encontraram com o Prefeito Godofredo Gomes Moreira Filho. Lá, foram entregues certificados para os participantes do 6º Exercício de Ajuda Humanitária realizado no município.