Cidade é exemplo em ações contra a erosão costeira

11/10/2013 - 10h:40m

Uma ação iniciada em 2010 pela Prefeitura de São Francisco do Sul, que tem como finalidade ajustar a foz do Rio Acaraí entre as praias da Enseada e Ubatuba, está sendo um sucesso e já pode servir de exemplo a outros municípios.
A obra está sendo executada pela Secretaria dos Balneários, que colocou à disposição 11 máquinas e 12 colaboradores. A intenção é concluir os trabalhos até o fim de semana. “Esta é uma obra intensa e necessária e será realizada sempre que for preciso”, garantiu o prefeito Luiz Roberto de Oliveira.
Na próxima semana, além da correção da foz do Rio Acaraí, também haverá um novo acesso para os banhistas que desejam chegar à ponte Norte da praia da Enseada. Logo após a ponte, um novo acesso possibilitará a ida à praia sem passar pela Avenida Atlântica.

Estudos comprovam a eficácia do projeto

Estudos científicos de correntes marinhas e da erosão costeira, realizados pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, concluíram que a obra está correta e apresenta baixo impacto. Este estudo confirmou a necessidade de novas aberturas na foz do rio quando a mesma atingir áreas urbanizadas e sensíveis. Desta forma, delimitou-se a extremidade Norte do atual enrocamento como um limite seguro de alcance da foz, sem que haja maiores danos físicos à orla. Neste momento, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) está concluindo, junto à FATMA, o novo processo de licenciamento ambiental da atividade. Informações adicionais podem ser obtidas diretamente na Secretaria Municipal de Meio Ambiente.