Concurso “Ao Redor da Ibero-América” é lançado em São Francisco do Sul

17/08/2022 - 16h:37m

Na manhã desta quarta-feira (17), ocorreu a cerimônia de Lançamento do concurso “Ao  Redor da Ibero-América”, tendo como seu principal objetivo educar e sensibilizar as crianças para proteger o meio ambiente através dos alunos da rede municipal. A campanha de sensibilização ambiental é organizada desde 2012 pela Veolia América Latina e Ibéria, que possui a transformação ecológica como propósito.

Na cerimônia foram citados temas importantes como “a urgência de cuidado da água: pequenas ações, grandes mudanças”. O secretário de Educação Rodrigo Graf destacou que “como professor de geografia, sei da necessidade das práticas ambientais e a importância da economia circular, além de não deixar de lado um tema tão relevante como a água. São as crianças de hoje que vão nos ajudar a construir novas formas de pensar sobre o meio ambiente. Precisamos rever nossas atitudes e atos, para que no futuro possam usufruir do meio ambiente”.

O programa Ibero-América aborda temas como proteção dos ecossistemas, energias renováveis e reciclagem. O representante da Veolia, Ramon Silveira Bernabé disse ainda que a campanha “além de ter como objetivo educar e empoderar as crianças para proteger o meio ambiente, ajuda elas a desenvolver atitudes e competências práticas que melhoram a sua própria qualidade de vida e dos outros”.

O público direcionado ao projeto são crianças de 10 e 11 anos de escolas públicas, que irão assistir aulas, realizar atividades didáticas, recreativas e, ao final do período, participam de um concurso cultural que contribua para um ambiente mais sustentável. Também estiveram presentes na reunião o vereador Leonardo de Camargo, a gerente de ensino da secretaria municipal de educação Ivana Ramos, o gerente da área de segurança, saúde e meio ambiente da ArcelorMittal Vega Marcell André Gossen, além de professores da rede pública, estudantes, e a comunidade no geral.