São Francisco do Sul sedia mais uma etapa da prova de Revezamento São Francisco

05/09/2022 - 19h:33m

A bela e histórica ilha de São Francisco do Sul teve uma movimentação diferente no último sábado (3). A cidade do Litoral Norte de Santa Catarina foi sede da 17ª edição do Revezamento São Francisco, corrida por equipes que percorreu 90 km por locais cheios de história, praias e matas do município. Entre as aproximadamente 130 equipes, a melhor foi a CWB Runner Elite. O grupo de Curitiba (PR) foi campeão geral da prova ao concluir o percurso em 5h38m13.

Mais de 650 atletas participaram da corrida de revezamento, divididos em equipes de seis ou três integrantes. A partir das 7 horas de sábado, no Centro Histórico de São Francisco do Sul, os grupos começaram o desafio, dividido em 15 trechos, que passou majoritariamente por praias e matas que fazem da cidade do Litoral Norte de Santa Catarina tão reconhecida por suas belezas. Além da equipe CWB Runner Elite, as celebrações foram também para as vencedoras das mais de 10 categorias.

Entre elas, o sexteto CWB Runner Etiópia, de Curitiba (PR) campeão na categoria feminina com o tempo de 7h27m35. Entre os trios, o mais rápido foi o AF Trainer Academia Olímpica 12, também da capital paranaense, que faturou o título da categoria trio masculino ao completar os 90 km em 6h11m04. Comemoração também da equipe Grupo Du Correa Time A, vencedora na categoria Francisquense, exclusiva para atletas que nasceram ou moram na cidade. Além da festa em casa, o sexteto marcou o recorde de tempo da categoria, com 6h22m17. Em resumo, além de toda a superação, todos os atletas puderam comemorar o reencontro com uma das provas de corrida mais tradicionais do Sul do Brasil, após três anos de espera e expectativa de sua retomada.

"Esta 17ª edição ficará guardada no nosso coração em um cantinho especial. Afinal de contas, foi muito aguardada por causa dos adiamentos em função da pandemia. Reencontramos equipes e amigos em uma condição muito segura e foi muito prazeroso rever todos com a satisfação estampada no rosto. Seja por superarem os 90 km de uma corrida de revezamento exigente, seja apenas pela felicidade de voltarem a correr em São Francisco do Sul", afirma Carlos Roberto Duarte, realizador e diretor-geral do Revezamento São Francisco do Sul.

Tudo começa e termina no Centro Histórico

Realizada pela Eco Floripa Eventos Esportivos em parceria com a Prefeitura de São Francisco do Sul, através da secretarias de esporte e turismo, o Revezamento São Chico começou às 7h deste sábado (3). O começo da prova, no Centro Histórico, se estendeu até às 8h30min, com largadas a cada 15 minutos das 10 categorias. Os casarios históricos ficaram para trás à medida que os atletas avançavam na direção das praias.

Matas preservadas também fizeram parte do cenário, permeado com os trechos de areia à beira do mar. As praias do Forte, da Enseada, Grande e do Ervino compuseram o percurso de 90 km, divididos em 15 trechos com distâncias e dificuldades variadas. A partir do início da tarde, os atletas deixam o sul da ilha de São Francisco para tomar o caminho de volta para o Centro Histórico.

Pouco antes das 14h, a primeira equipe cruzou o portal de chegada. A Amigos do Freire Jovens chegou fazendo festa pelo título da categoria Aberta Mista. O grupo de Curitiba (PR) ainda quebrou o recorde de tempo da categoria na história da prova, com 5h43m45. Não demorou muito para que a campeã geral chegasse ao pórtico de chegada. Com o tempo de 5h38m13 de prova, a CWB Runner Elite, também de Curitiba, conquistou o título máximo da 17ª edição do Revezamento São Francisco. Antes das 17h, as quase 130 equipes concluíram a prova.

Segmentadas por categorias, que além de trios ou sextetos também são classificadas por idade e sexo, as melhores equipes receberam troféus. No Ginásio Municipal de Esportes Waldir Quirino da Luz, palco da cerimônia de premiação, as três primeiras equipes em suas categorias receberam um prêmio a mais. Elas têm preferência de inscrição no concorrido Revezamento Volta à Ilha de 2023, que será realizado no dia 1° de abril, em Florianópolis.

O 17º Revezamento São Francisco do Sul foi uma realização da Eco Floripa Eventos Esportivos em parceria com a Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul, através das secretarias de esporte e de turismo.

Resultados Revezamento São Francisco 2022

Campeão geral: CWB Runner Elite - Curitiba (PR) - 5h38m13

1° lugar Cat. Aberta: V8 Assessoria Esportiva - Curitiba (PR) - 5h52m40

1° lugar Cat. Aberta Mista: Amigos do Freire Jovens - Curitiba (PR) - 5h42m45