Porto Público

  • Porto Público

O Porto Público de São Francisco do Sul é o resultado de obras e investimentos governamentais, administrados pelo Estado de Santa Catarina, que desde a sua inauguração, possibilita as atividades de embarque e desembarque de mercadorias nacionais e/ou oriundas de outros países.

A trajetória do porto, remonta à década de 1940, quando a União publicou decreto no dia 1º de março de 1941 outorgando a concessão ao Governo de Santa Catarina para a construção e exploração de um porto na histórica São Francisco do Sul. Quatro anos depois, em 1945, deu-se início às obras, concluídas dez anos mais tarde. Em 1º de julho de 1955 inaugurou-se este que hoje é um dos símbolos do desenvolvimento econômico no Norte de Santa Catarina.

Antes tendo a madeira e a erva-mate como os principais produtos exportados, hoje o Porto de São Francisco do Sul — em operação junto ao Terminal Portuário de Santa Catarina (arrendado em 1996 e operando desde 2001) — é o 3º maior mobilizador a granel sólido do Sul do País. Exporta ainda produtos siderúrgicos; pasta de celulose e fertilizantes.

Em posição de destaque, é responsável por 25,61% das cargas movimentadas pelos portos catarinenses, recebendo em média 38,6 navios por mês, e com movimentação geral de cargas de 11,4 milhões de toneladas em 2018.

O Porto de São Francisco do Sul é reconhecido pelo dinamismo e agilidade nas operações. Em boa parte, isso se deve à parceria com grandes empresas, como a Terlogs, a Bunge e a CIDASC, que compõem o corredor de exportação instalado na zona primária do Porto. A SCPar Porto de São Francisco do Sul é uma sociedade de economia mista do estado de Santa Catarina, subsidiária do acionista único SC Participações e Parcerias. Exerce a Autoridade Portuária do complexo portuário de São Francisco do Sul e, é responsável por administrar a infraestrutura e fiscalizar as operações do Porto de São Francisco do Sul.

O Porto de São Francisco do Sul executa em suas instalações os programas ambientais necessários para a operação do porto. O objetivo destes programas é conhecer os efeitos das atividades portuárias no meio ambiente e implantar ações de controle para evitar possíveis impactos ambientais decorrentes de sua operação.

Ir para página inicial

Aguarde