São Francisco do Sul aplicou mais de 1 mil doses de vacinas contra a dengue

08/04/2024 - 15h:11m

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Francisco do Sul aplicou 1.052 doses da vacina contra a dengue em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, desde o início da campanha de imunização, no último dia 24 de fevereiro.

Foram recebidas 1409 para esta primeira fase da campanha. Ao todo, o município tem em torno de 4500 pessoas nesta faixa etária aptas para imunização.

“A vacinação contra a dengue em crianças de 10 a 14 anos é essencial para proteger essa faixa etária contra a doença”, comenta Thyana Caldeira Gomes, enfermeira do setor de Imunização Municipal. Ela acrescenta que “a vacina pode prevenir casos graves da doença, reduzir o risco de epidemias e promover um futuro mais saudável para as crianças. Vacinando os adolescentes, não contribuímos apenas para a saúde dessa faixa etária, e sim de toda a comunidade que os cerca.”

Onde se vacinar

A vacina está disponível de segunda a sexta-feira, em todas as salas exceto nas unidades do Forte, Enseada e Rocio Pequeno. O horário de imunização durante a semana é das 8h30 às 11h e das 13h às 16h30. Para receber a vacina, os jovens devem estar acompanhados de um responsável, apresentar CPF e carteira de vacinação.

Vacina contra a dengue

Com um público-alvo definido pelo Ministério da Saúde, crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos que não tiveram dengue nos últimos seis meses e que não estejam com suspeita da doença, febre ou sintomas gripais, estão sendo imunizadas pelo município.

O esquema vacinal é composto de duas doses com intervalo de três meses. Caso haja diagnosticada de dengue, é necessário aguardar seis meses para iniciar o esquema vacinal. Sintomas de síndrome gripal também impedem o recebimento da vacina.