Acervo do Museu Nacional do Mar é restaurado por carpinteiros navais do Maranhão

20/10/2014 - 08h:33m

Com o objetivo de manter o acervo do Museu Nacional do Mar sempre em bom estado de conservação, a Prefeitura através da Fundação Cultural de São Francisco do Sul, a Fundação Catarinense de Cultura, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e Associação dos Amigos do Museu, mantenedores do espaço buscam alternativas para conservar e restaurar as embarcações expostas.

Uma das embarcações mais exóticas do país e que faz parte do acervo do Museu Nacional do Mar em São Francisco do Sul há 21 anos está sendo restaurada por dois carpinteiros navais vindos do estado onde a embarcação é originada, Maranhão.

Quem visita o Museu, ao passar em uma das 18 salas do prédio poderá conferir o trabalho desses profissionais. O Cútter do Maranhão, denominadoLindo Horizonte II está sendo restaurado por Otavionilson Santos e James Silva Santos, vindos do Estaleiro Escola do Maranhão que devem encerrar os trabalhos até dezembro. De acordo com a coordenadora do museu, Marina Bruschi, a ideia de trazê-los do estado maranhense para restaurar a embarcação se deve ao conhecimento que esses trabalhadores possuem. “Eles aprendem com mestres a produzir e restaurar embarcações como esta, que são típicas do Maranhão”, comenta.

A restauração do acervo do museu é tratada com importância pelos mantenedores do espaço. Para Daia Carvalho, diretor da Fundação Cultural do município, a vinda desses carpinteiros navais do estado onde a embarcação é originada mostra a preocupação em manter viva a história naval. “Ações de restauro como esta que está que acontecendo no Museu Nacional do Mar, além de qualificar o acervo, nos coloca numa condição expandir as atividades integradas no campo da educação patrimonial, especialmente sobre o patrimônio imaterial.”

A restauração está sendo viabilizada através de um convênio entre o Iphan e Associação dos Amigos do Museu Nacional do Mar, assinado em 2012, no valor de R$227 mil. “Na restauração dessa embarcação maranhense está sendo empregada a mão de obra mais especializada e experiente do Brasil, que são os mestres carpinteiros navais, que atuam no estaleiro-escola do Maranhão. Eles estão em Santa Catarina especialmente para realizar esse trabalho”, confirma a chefe da divisão técnica do IPHAN-SC, Maria Regina Weissheimer.

O Cutter do Maranhão

Popularmente conhecido como canoa costeira, o Cúter do Maranhão é um dos barcos tradicionais mais eficientes, bonitos e interessantes do Brasil. A embarcação deixou de ser confeccionada em um único tronco e atualmente é construída com tabuado e cavername, embora ainda existam exemplares com o fundo do casco em uma única peça. O convés é fechado, arrematado por cabine rebaixada. Na proa há um alongado gurupés (pau de giba) e a bita (frade)é em forma de cabeça humana. Os estais (cabos que sustentam o mastro) são fartos. O mastro é inclinado para ré. Destaque para as cores vivas, o leme e as enormes verga (carangueja) e retranca. O formato da vela é dado pela forte inclinação da carangueja, que visualmente a transforma de quadrada em triangular.