Tudo pronto para o início do ano letivo na rede municipal

19/01/2015 - 09h:26m

Enquanto os estudantes aproveitam as férias, a Secretaria Municipal de Educação prepara as escolas para o início do ano letivo, no próximo dia 9. Cerca de 6.500 alunos devem retornar às aulas nas 17 escolas da rede municipal e 2.400 crianças voltam aos 18 CMEIs (Centro Municipal de Educação Infantil). Já os cerca de 780 professores retornam no dia 5 de fevereiro nas unidades de ensino onde estão lotados conforme escolha realizada no ano passado.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Mara Jasper, as equipes da secretaria estão realizando manutenção nas unidades. “Contamos também com a equipe da Secretaria de Obras para realizar obras emergenciais nas escolas que foram atingidas pelo temporal dessa semana”, comenta. O forte temporal que atingiu São Francisco do Sul, no último dia 12, causou estragos nas escolas Waldemar da Costa, no bairro Água Branca; Rudolpho Fischer, no Morro Grande e, também, no CMEI Estrelinha do Amanhã, também no Morro Grande.

Logo nos primeiros dias de aula, os alunos receberão kits escolares com uniformes e material escolar. “Já realizamos a licitação e compra no final do ano passado para que as crianças recebam os kits no início das aulas”, completa Mara Jasper. Serão entregues mais de seis mil uniformes contendo jaqueta, calça e camiseta, incluindo os alunos dos CMEIs e das escolas, de 0 a 16 anos.

Já os kits de material escolar serão entregues aos estudantes dos anos iniciais e finais. Para os anos inicias serão quase três mil contendo seiscadernos de 96 folhas; um caderno de desenho grande; dois lápis pretos de grafite; régua plástica; borracha; apontador e caixa de lápis de cor com 12 unidades.

Para os anos finais, serão entregues mais de 1.500 kits com um caderno de 10 matérias espiral; um caderno de desenho grande; lápis preto de grafite; régua plástica; borracha; apontador; quatro canetas esferográficas euma caixa de lápis de cor com 12 unidades.

Matrícula

Os pais que ainda não realizaram a matrícula para os anos iniciais podem comparecer diretamente na secretaria das escolas no primeiro dia do ano letivo, 9 de fevereiro, com os seguintes documentos:

· Certidão de Nascimento ou RG do aluno;

· Atestado de frequência em caso de transferência;

· Histórico escolar;

· Cartão de vacina ou declaração dos pais e/ou responsáveis do aluno, assegurando estar em dia com as vacinas;

· Cartão do SUS;

· Endereço completo da família, com nome da rua, número da casa, ponto de referência, telefone celular e da casa, de outros parentes;

· Em caso de “outros” responsáveis, exigir a cópia da tutela ou guarda do aluno.

Já os pais que precisam de vagas nos CMEIs devem comparecer diretamente na Secretaria de Educação, no Centro Integrado Multiuso, solicitando a vaga com os seguintes documentos: certidão de nascimento da criança, carteira de vacinação e documento dos pais.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura garante a matrícula de todas as crianças a qualquer tempo. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria, no telefone: (47) 3471-2265.