Fotos e equipamentos da Polícia Militar no Museu Histórico

27/02/2013 - 20h:36m

Coordenação estuda a possibilidade de dispor um espaço para a exibição de  equipamentos e fotos da PM

A coordenadora do Museu Histórico de São Francisco do Sul, Lúcia Helena Bezerra, está analisando a possibilidade de realizar a exposição do acervo da Polícia Militar nos próximos meses. A proposta de mostrar os equipamentos e fotos foi realizada durante visita do capitão Jailton Franzoni de Abreu ao Museu no dia 21 de fevereiro. “O capitão demonstrou ser um grande pesquisador e falou que durante as pesquisas garimpou fotos, armas, equipamentos e fardas antigas e não acha justo deixar tudo isto guardado”, disse Lúcia Helena.

Conforme a coordenadora do Museu, o fato de São Francisco do Sul ser a terceira cidade mais antiga do Brasil, e a Polícia do Município ser uma das mais antigas do Estado, justifica um espaço para exibir o acervo. De acordo com Lúcia Helena, outro detalhe importante é o fato de que o prédio foi construído em 1916 para ser a Cadeia Pública e o Quartel da Força Pública (Polícia Militar de Santa Catarina - como era denominada na época), onde funcionou até o ano de 1968.

Durante a visita do capitão Franzoni ao Museu Histórico de São Francisco do Sul, ele pediu apoio na realização do projeto. Segundo o capitão, o processo de garimpagem ainda não acabou e existem outras peças que podem ser adicionadas ao acervo. Incremento que, de acordo com ele, pode vir da contribuição da comunidade, de policiais e ex-policiais. “Na medida em que o espaço for reconhecido, as doações dos pertences virão”. Isso será importante para que mais pessoas conheçam a história da Polícia Militar e, consequentemente, da cadeia pública, afirmou.

Aguarde