São Francisco do Sul agora no mapa do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec)

12/03/2013 - 13h:01m

Elaborado pelo Ministério da Justiça, o Sindec é um software que integra o Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas a partir do registro do atendimento individual de consumidores em Procons municipais e estaduais.

Diversos municípios catarinenses já aderiram ao Sindec e agora chegou a vez de São Francisco do Sul, que fomentará o sistema apontando as diversas demandas e reclamações registradas diariamente no órgão de defesa do consumidor. Possibilitando assim, a criação de um Cadastro Nacional, com dados que mostram os perfis dos consumidores, das demandas e das empresas reclamadas.

Em março, mês do consumidor, o Prefeito Luiz Roberto de Oliveira assinou o Termo de Cooperação Técnica, que transforma o município em uma das fontes oficiais do Cadastro Nacional de Reclamações.

Para o prefeito, o Sindec contribuí com informações para o Ministério da Justiça, fornecendo dados que auxiliam a elaboração da política nacional de relações de consumo. “Por intermédio dos dados registrados no programa, o Ministério da Justiça consegue mapear as demandas dos consumidores no âmbito nacional e aprimorar, de forma integrada e abrangente, a promoção de políticas públicas direcionadas a defesa dos direitos dos consumidores no Brasil”, ressalta.

A Coordenadora do Procon, Aline Nunes da Silveira, diz que é com muita satisfação que anuncia a adesão ao Sindec na semana do consumidor. “Este sistema, além de tornar possível a formação de um cadastro nacional, com detalhes sobre os perfis dos consumidores, empresas, e demandas, também garante mais qualidade ao serviço público”, explica.

Informações

Os consumidores poderão acessar as informações do Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas pela internet e obter informações atualizadas sobre as reclamações atendidas, ou não, pelos fornecedores. A disponibilidade de tais informações permite aos consumidores escolher melhor seus fornecedores, além de tornar-se um incentivo para o aperfeiçoamento dos produtos e serviços colocados no mercado de consumo, já que a tendência é que as empresas se preocupem mais em resolver os problemas em tempo hábil, para que as possíveis reclamações não integrem o cadastro nacional.