Pacto pela alfabetização

27/03/2013 - 14h:41m

A Secretaria Municipal de Educação de São Francisco do Sul aderiu ao Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa (Pnaic). Desta forma a cidade pretende assegurar que todas as crianças com até oito anos de idade estejam alfabetizadas ao final do 3º ano do ensino fundamental. O evento oficial de lançamento aconteceu na terça-feira (26/03) na Câmara de Vereadores de São Francisco do Sul. Todas as escolas da rede municipal serão contempladas pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

Por meio desta ação, professores terão formação continuada para alfabetizar com planejamento. O Prefeito Luiz Roberto de Oliveira informou que existem profissionais prontos para auxiliar nos trabalhos no município. “Contamos com duas Orientadoras de Estudos que são capacitadas com cursos específicos para a função. A alfabetização ocorre no dia-a-dia e deve ser voltada para cada um dos alunos”, disse.

Na prática o curso tem enfoque nos planos de aula, sequencias didáticas, avaliações e diagnóstico. Para dar início aos trabalhos será realizado um mapeamento das habilidades e competências de cada aluno, como forma de traçar estratégias que permitam ao estudante aprender efetivamente.

O curso aos professores será aplicado em atividades à distância e de forma presencial e deverá durar 120 horas. Neste ano, o foco do Ministério da Educação (MEC) será a linguagem, e no ano que vem, matemática. “Agora, depois da apresentação formal na Câmara de Vereadores, já podemos dar início a este importante projeto para nossos estudantes”, explicou a Secretária de educação Mara Lúcia Jasper.