Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça trabalhando a todo vapor

27/03/2013 - 14h:48m

O Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça tem sido um dos grandes orgulhos do município. Desde a inauguração, em julho de 2012, busca trabalhar em sua totalidade, incorporando ações e profissionais que justifiquem o investimento realizado. “Estamos trabalhando para atender cada vez mais as necessidades dos francisquenses e das cidades vizinhas. Neste momento estamos em fase de negociação com um médico urologista para que o hospital possa realizar cirurgias associadas ao órgão reprodutor masculino, um dentista que deve atender pacientes com necessidades especiais, entre outras ações importantes para a área de saúde”, ressalta o secretário de Saúde, Douglas Calheiros Machado.

Novos procedimentos serão realizados a partir de abril

De acordo com o secretário de Saúde de São Francisco do Sul, Douglas Calheiros Machado, o Hospital e Maternidade Nossa Senhora da Graça já entrou em contato com o médico urologista de Joinville, Dr. Jean Gutierez. A finalidade é atender pacientes masculinos que necessitam de procedimentos simples, ligados ao órgão reprodutor masculino, entre eles, vasectomia, tumor de epidídimo, varicocele e postectomia (fimose). Cirurgias, que segundo Douglas, não demandam internação já que o paciente recebe alta 30 minutos após a cirurgia. “Dessa forma não precisamos manter o paciente ocupando um leito, o que acaba sendo rentável em comparação ao que o SUS repassa ao hospital”, esclarece. São Francisco do Sul, Itapoá, Barra Velha, Araquari, Barra do Sul, Garuva e São João do Itaperiú já estão em processo de captação de pacientes para estes procedimentos. As cirurgias devem começar no mês de abril.

Pacientes especiais terão atendimento odontológico diferenciado

Os pacientes especiais de São Francisco do Sul e de cidades vizinhas poderão, muito em breve, contar com atendimento odontológico diferenciado. Essa é mais uma ação do Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça. Conforme informações do secretário de Saúde, Douglas Calheiros Machado, o projeto está em fase de negociação com um profissional da área. O objetivo é ter um dentista que possa atender crianças e jovens com necessidades especiais – pessoas que só podem realizar procedimentos com anestesia geral, como por exemplo, pacientes com síndrome de down. Segundo Douglas, crianças especiais geralmente sofrem muito com dor de dente e a intenção da secretaria com essa nova proposta é fornecer subsídios para sanar o problema, diminuindo o sofrimento deste grupo.

Mutirão de Cirurgias

Segunda-feira, dia 18 de março, o Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça se credenciou como participante do Mutirão de Cirurgias da Secretaria de Estado da Saúde. Com isso, o hospital passa a realizar cirurgias de médio porte. Entre elas, cirurgias de hérnia e de pedra na vesícula. A proposta é realizar 12 cirurgias por semana. Com estes procedimentos o hospital recebe, além da Autorização de Internação Hospitalar (AIH), mais um adicional que varia entre R$ 300,00 e R$ 500,00, dependendo do porte da cirurgia. Valor repassado pelo SUS (Sistema Único de Saúde) que deve ajudar a custear as despesas do hospital.

Cirurgias otorrinolaringológicas começam em breve

Na próxima semana o Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça deve começar a realizar as cirurgias otorrinolaringológicas. O procedimento terá início com pacientes que precisam fazer amigdalectomias. A princípio serão atendidos apenas pacientes de São Francisco do Sul.

Fila para pequenas cirurgias deve ser eliminada em três meses

A fila, com 217 pacientes que necessitam de pequenas cirurgias como a retirada de lipomas, nevus, tumor de pele, entre outras, deve ser eliminada no prazo máximo de três meses, segundo o secretário de Saúde, Douglas Calheiros Machado. Essa é mais uma ação do Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça para agilizar os procedimentos e atender as necessidades da comunidade francisquense de forma ágil e eficiente.

Exames de endoscopia e colonoscopia já estão sendo realizados

Outra conquista do Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça é a realização dos exames de endoscopia e colonoscopia. Os exames ajudam no diagnóstico de patologias do trato intestinal inferior de homens e mulheres. No momento este serviço está sendo oferecido apenas para pacientes de São Francisco do Sul, mas o hospital informa que já está se organizando para ofertar parte destes exames para a região.

Procedimento

Vale ressaltar que para a realização de qualquer um destes procedimentos é necessário que o paciente passe primeiramente por um Posto de Saúde, o mais próximo de sua residência. Após consulta médica e diagnostico do problema, a Secretaria de Saúde encaminha pedido ao Hospital para a realização do procedimento adequado.