Executivo realiza reunião para avaliar situação das chuvas

07/02/2020 - 13h:39m

No primeiro momento da manhã desta sexta-feira (7), o prefeito interino Álvaro José Siebers reuniu a equipe de governo para avaliar as condições atuais da cidade após o período de chuvas intensas nas últimas horas. Participaram da reunião o diretor da Defesa Civil no município, Geovan Baumgratz, o comandante dos Bombeiros Voluntários de São Francisco do Sul, João dos Santos Júniors, o presidente da Câmara de Vereadores de São Francisco do Sul, Edson Luiz Duarte, o vereador Odair José de Carvalho, o coordenador do Núcleo de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Cláudio Pereira dos Santos, o secretário de Infraestrutura e Urbanismo, Marcelo Lúcio da Costa, o secretário de Obras e Serviços Públicos, Sergio Murilo de Oliveira, o secretário de Assistência Social, Luiz Arnaldo Martins, o diretor dos Balneários, Juliano Fock e a gerente do Ervino, Silvia Regina Medeiros. 

De acordo com informações da Defesa Civil de Santa Catarina, o índice acumulado de precipitação em São Francisco do Sul nas últimas 24 horas foi de 136 mm, sendo o 3º município que mais choveu atrás apenas dos municípios de Ilhota (155 mm) e Garuva (186 mm). “O volume de chuva foi muito além da média e também coincidiu com o pico de maré de 1,5 m.” avaliou Geovan. Segundo ele, será decretada Situação de Emergência para que as medidas de segurança sejam acentuadas no atendimento à população afetada. 

A Defesa Civil continua monitorando e realizando levantamentos. Até o momento, não foi constatada nenhuma família desabrigada ou desalojada com a necessidade de remoção para abrigos. A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos manterá os trabalhos no final de semana para limpeza dos locais afetados e remoção de materiais. O telefone disponível para solicitação de serviços é o 3449 0023, que também pode ser utilizado para o pedido de recolhimento de móveis inutilizados durante os alagamentos nas residências.

O telefones emergenciais, caso haja situação de risco de vida são: 193 (Bombeiros Voluntários) e 199 (Defesa Civil). Os órgãos ressaltam que não devem ser acionados nas situações de remoção de móveis residenciais. A Defesa Civil também comunica que a Declaração de Atendimento, para cidadãos que perderam dia de trabalho na limpeza das casas após os alagamentos, pode ser requerida. Nas próximas horas, kits de limpezas deverão ser disponibilizados e distribuídos. 

“Verificamos que diante do volume acumulado de chuvas em tão pouco período de tempo, a situação poderia ser bem pior caso os trabalhos da prefeitura, de manutenção dos rios, córregos e valas, não viessem sendo feitos. Seguiremos acompanhando de perto e oferecendo todo auxílio necessário até que tudo se normalize”, disse o prefeito interino Álvaro.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde