Concessionária apresenta na Prefeitura plano de ação contra a falta de água na temporada

04/03/2020 - 14h:21m

Em reunião nesta manhã de quarta-feira (4), no gabinete do prefeito Renato Gama Lobo, a concessionária Águas de São Francisco do Sul apresentou, conforme havia sido acordado após a crise no abastecimento ocorrida na virada do ano, o seu plano de ação para minimizar os problemas de falta da água no município durante a temporada. Entre as ações, estão programados estudos para a melhoria na captação do Rio Saí Mirim e do Córrego do Rita, no Continente, e dragagem para aumento da capacidade de reservação de água bruta no Rio Olaria, na Ilha. Também será divulgada uma campanha de conscientização e incentivo junto aos proprietários de hotéis, pousadas, bares, restaurantes e imobiliárias, principalmente nos balneários, para o aumento da capacidade de seus reservatórios de água tratada em caixas e cisternas.

Segundo o prefeito, a concessionária tem o dever de se aproximar da população francisquense. “Vocês têm uma ferida que não está cicatrizada. Houve falha de planejamento, mas não adianta ficar remoendo o passado. Precisamos olhar para frente e melhorarmos a nossa capacidade de captação”, disse Renato Gama Lobo, dirigindo-se à presidente da Águas de São Francisco do Sul, Reginalva Mureb, que concordou dizendo ser hora de fazer uma revisão do Plano de Saneamento do Município.

Gabriel Buim, diretor-executivo da concessionária, apresentou as ações realizadas desde o início do ano e que possibilitaram que no Carnaval não faltasse água na cidade, como as reformas dos boosters do Ubatuba e do Iperoba e melhorias na captação do Córrego do Rita (de 100 para 123 litros por segundo) e do Rio Alegre, também no Continente. “Estamos procurando maneiras de buscar mais água sem precisar fazermos tanto investimento, porque o nosso principal problema está concentrado nesses 10 dias entre o final de dezembro e início de janeira em que a população flutuante aumenta”, disse Buim.

De acordo com o secretário do Núcleo de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Claudio Pereira dos Santos, com o plano de ação apresentado, a concessionária admitiu que houve falhas no planejamento da temporada 2019/2020. “A Águas de São Francisco do Sul falhou, mas o que vemos no plano é que as coisas estão sendo colocadas no eixo. Neste primeiro momento, o que eles nos apresentaram é satisfatório”, disse Claudio, sugerindo que a empresa disponibilizasse um reservatório provisório para aumentar a capacidade no momento mais crítico do verão. Segundo Gabriel Buim, com a dragagem do Rio Olaria, espera-se que o volume do reservatório no local seja suficiente para atender à demanda do verão.

Participaram também da reunião o presidente da Câmara de Vereadores, Álvaro José Siebers, a procuradora-geral do município, Giulliana Capaldo, os secretários de Infraestrutura e Urbanismo, Marcelo Lúcio da Costa, de Meio Ambiente, Gabriel Conorath, de Obras, Sérgio Murilo de Oliveira, e a nova diretora presidente do Samae, Caroline Espíndola, além do gestor de Comunicação da concessionária, Marco Antônio Campesato e do coordenador de operações Victor Villela Aroeira. Ainda na tarde de hoje, os representantes da concessionária apresentariam o plano de ação na Câmara de Vereadores.