Programação on-line do aniversário da cidade celebra cultura Francisquense

11/04/2021 - 11h:08m

São Francisco do Sul completa 174 anos desde que foi elevada à categoria de cidade no dia 15 de abril e, a exemplo do ano passado, a Festilha - Festa das Tradições da Ilha - evento que marca a data, não vai ser realizada. Contudo, a Prefeitura preparou uma programação diferente que poderá ser acompanhada de casa pela população.

A entrega de algumas obras está prevista para a semana de aniversário. As obras nas ruas Rio do Campo e Rio dos Cedros, no Majorca, foram finalizadas e já estão beneficiando a comunidade local. A Prefeitura investiu cerca de R$ 3,9 milhões. No próximo dia 14, o prefeito Godofredo Gomes Moreira Filho fará uma visita técnica no local.

No dia do aniversário, a programação começa às 8h, com transmissão on-line do tradicional ato na Praça Getúlio Vargas com a presença das autoridades. O prefeito ainda oficializará a entrega da reforma da UBS da Tapera, que foi climatizada, pintada, ganhou um novo consultório odontológico e conta, agora, com acessibilidade. Foram investidos em torno de R$ 130 mil para ofertar uma unidade mais qualificada aos pacientes. Em seguida, será feita a entrega da reforma no Ginásio Waldir Quirino da Luz com recursos de emenda parlamentar do deputado estadual Fernando Krelling. A Prefeitura ampliou o contrato que estava previsto para promover uma obra mais completa no espaço. Foi feita a impermeabilização de toda a cobertura, telhas, calhas e vidros foram trocados, pintura, além de reparo nos banheiros e em toda a estrutura. Foram investidos R$ 126 mil.

Segundo Godofredo, trata-se de uma data importante para a cidade, mas por conta da pandemia, as ações foram repensadas. “Será um aniversário diferente, em que vamos priorizar o sentimento de amor por São Francisco do Sul, o respeito para com o próximo e a solidariedade. Fica o convite para toda a população acompanhar de casa as ações preparadas e relembrar a nossa rica história”, destaca.

Programação cultural:

E como o aniversário é o momento para celebrar a cultura da cidade mais antiga de Santa Catarina, a localidade tem 517 anos desde o seu descobrimento, as tradições francisquenses não poderiam ficar de fora. Assim, a Fundação Cultural organizou apresentações de grupos no Cine Teatro X de Novembro, que poderá ser acompanhada nos Facebooks institucionais a partir das 14h. Encerrando a programação do dia, a primeira reportagem da série (Re) Descobrindo São Chico será transmitida on-line às 20h. A Secretaria de Turismo vai produzir alguns vídeos contando um pouco da história do município e suas manifestações culturais.

As rainhas da Festa das Tradições da Ilha fazem parte da identidade do evento. No dia 17, será lançado o Memorial das Rainhas da Festilha, às 20h. Já no dia 18, a Secretaria de Turismo fará a entrega da premiação do Concurso Cultural Sou + São Chico, que envolveu as escolas da cidade com a criação de uma frase para o aniversário. Apenas os alunos que ganharam o concurso, estarão no Cine Teatro para a divulgação do resultado.

As atrações serão disponibilizadas nas páginas do Facebook da Prefeitura, Fundação Cultural e Secretaria Municipal de Turismo.