Cidade receberá Desafio Solar Brasil

18/09/2013 - 17h:23m

São Francisco do Sul está se preparando para receber o Desafio Solar Brasil (DSB), competição que reúne universitários de diversas regiões do país e incentiva pesquisas e projetos que utilizam fontes alternativas de energia em embarcações.
Na etapa, que será realizada na Baía Babitonga de 10 a 13 de outubro, cerca de 12 equipes estão sendo esperadas, num total de 200 pessoas. Os estudantes são das áreas de engenharias e cursos de construção naval.
Na programação estão o rali de barcos movido à energia solar e um círculo de palestras técnicas aberta ao público. O torneio (DSB) será dividido em duas categorias: monocasco e catamarã. Na primeira classe, as próprias equipes criam suas embarcações. No gênero catamarã, os participantes utilizam os barcos produzidos pelo Pólo Náutico da UFRJ.
“Não se trata apenas de um campeonato de embarcações movidas à energia solar. O grande objetivo desta competição é fomentar o desenvolvimento de tecnologias para a captação de fontes renováveis promovendo a troca de informações entre os participantes”, explicou Evandro Machado, estudante da UFSC e membro da comissão organizadora desta etapa do evento.
O prefeito Luiz Roberto de Oliveira salienta que eventos esportivos são sempre bem vindos e que é um prazer abrigar uma das etapas do Desafio Solar Brasil. “Todos os participantes já estão de parabéns pelo simples fato de criarem soluções sustentáveis que protejam o meio ambiente. Faremos o melhor para que o evento seja um sucesso e que turistas, visitantes e a própria população se sintam acolhidos e desfrutem do que a cidade tem de melhor”, ressaltou.
O Desafio Solar Brasil São Francisco do Sul está sendo organizado por acadêmicos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), campus Joinville, e Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Conta com o apoio da Prefeitura de São Francisco do Sul e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).