Extensão de rede de iluminação pública irá contemplar 41 ruas da cidade

25/06/2019 - 08h:24m

A vida de centenas de moradores de São Francisco do Sul irá mudar a partir do projeto de extensão de rede de iluminação pública. A licitação para esta obra de infraestrutura está programada para o início do mês de julho. Serão investidos cerca de R$ 1,4 milhões de recursos da Cosip (Contribuição para Custeio da Iluminação Pública) contemplando 41 vias da cidade em diversos bairros do município.

A extensão de rede possibilita a ligação da energia elétrica na rua com instalação de postes com luminárias. A partir disso, o morador pode instalar luz em sua casa. Hoje, o acesso à luz nessas residências acontece por meio de rabicho. Os projetos já foram aprovados pela Celesc. “É uma ação que leva segurança, conforto e qualidade de vida para as famílias. Trata-se de uma luta de anos e a população merece essa conquista, afinal, nada igual foi feito na área há mais de 15 anos”, frisa o prefeito Renato Gama Lobo.

A Prefeitura lançará um edital com seis lotes. Cada lote com um conjunto de ruas de localidades como Laranjeiras, Miranda, Tapera, Vila da Glória. Praia Grande, Sandra Regina, Ubatuba, Iperoba, Reta, Acaraí, Paulas, Rocio Grande, Rocio Pequeno e Majorca. A seleção dessas vias levou em consideração o pedido dos moradores e a regularidade da via, questões de regularização fundiária, ambiental e denominação.

Segundo o diretor do Núcleo Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Pereira dos Santos, uma nova etapa deve contemplar o Ervino. “Neste primeiro momento, não foi possível inserir ruas do Ervino. Sabemos que é uma localidade que precisa muito de extensão de iluminação pública, mas antes é preciso regularizar as vias”, explica.

Este trabalho faz parte do programa Mãos à Obra, lançado no ano passado, que engloba obras de infraestrutura por toda a cidade. São cerca de R$ 20 milhões em obras pela cidade nas duas etapas já anunciadas. Em 2018, as ruas Antônia Rodrigues Alexandre, Sossego, João Leocádio de Miranda, no Forte, e Rua Armazém, no Ubatuba, receberam este serviço, colocando fim a uma espera de mais de dez anos.

A extensão de rede nas 41 vias tem prazo de execução estimado de oito meses a partir da finalização do processo licitatório que vai apontar a empresa responsável pelos trabalhos. Após a instalação dos postes nas ruas, os moradores devem solicitar ligação de energia junto à Celesc. Primeiro é necessário obter a Certidão Informativa, emitida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, comprovando regularidade fundiária e habitacional (Saiba que documentos levar clicando aqui). Com a certidão em mãos, o morador pode fazer sua solicitação na Celesc.

Confira as vias contempladas:

Lote 1

Rua Isabel Rosa Corrêa - Laranjeiras

Rua Walter Rhinow I e II - Laranjeiras

Rua Maria da Conceição da Rosa - Miranda

Servidão Dominga de Miranda Costa - Miranda

Servidão Santa Tereza de Ávila - Miranda

Servidão São Sebastião - Miranda

Rua Jacob Gregório Filho - Tapera

Servidão Manoel Sebastião Cordeiro - Tapera

Rua José Dobrotnick - Vila da Glória

Rua Richard Ortiz dos Santos - Vila da Glória

Lote 2

Rua Inácio Espíndola - Praia Grande

Rua Otacílio Costa - Praia Grande

Rua Mônaco - Sandra Regina

Rua Anchieta - Ubatuba

Rua Israel - Ubatuba

Rua Navegantes - Ubatuba

Rua Nepal - Ubatuba

Rua Papa João Paulo - Ubatuba

Rua Rio do Oeste I - Ubatuba

Lote 3

Rua Cláudio Matias de Souza - Iperoba

Rua Clair Lídia dos Santos de Souza - Iperoba

Rua José Gabriel da Silva - Iperoba

Servidão Severino de Braga - Iperoba

Rua Bruno Wogel Filho - Reta

Rua João Alemão - Reta

Rua JOão André - Reta

Servidão èdro Rocha dos Santos - Reta

Lote 4

Rua Hermínio Vieira - Acaraí

Rua João Budal Arins - Paulas

Rua José Tilimann - Paulas

Rua Melício Francisco Dias - Paulas

Rua Osnildo Bruno Pereira - Paulas

Servidão José Ferreira Guerra - Rocio Grande

Rua Estudante Célio Nascimento - Rocio Pequeno

Rua José Laércio Thomazelli - Rocio Pequeno

Lote 5

Rua Professora Maria Estela Martins - Iperoba

Lote 6

Rua Binot Paulmier de Goneville - Tapera

Rua São Martinho - Majorca

Rua Rio do Oeste II - Ubatuba

Servidão Ondina de Oliveira Gomes - Paulas

Download das fotos em alta resolução

Aguarde