Carlos da Costa Pereira

Carlos da costa pereira foi um escritor e historiador que nasceu em São Francisco do Sul, em  23 de novembro de 1890. Iniciou-se nos estudos na Escola Pública Estadual de São Francisco do Sul; foi casado com dona Amanda Hòrspnann, tendo o casal 4 filhos: Síl­via, Christíkno (já falecido), Ruth, e Carlos.

Carlos exer­ceu várias funções antes de ser nomeado, em 1938, Diretor da Biblioteca Pública do Estado, tendo deixado o cargo temporariamente para desempenhar algumas comissões, entre elas a de Delegado Regional do Recenseamento em 1940. Exerceu, também, o cargo de Secretário de Governo na administração Udo Deeke.

Carlos da Costa Pereira pertenceu ao Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, a  Sociedade Brasileira de Geografia, ao Instituto Histórico de Minas Gerais, à Associação Catarinense de Impren-sa, e foi sócio correspondente da Academia Catarinense de Letras.

Em nossa cidade, ele fundou e dirigiu junto com Deodoro de Carvalho, os periódicos Alfa" e "A Razão", tendo sido também diretor da revista do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina. Foi tradutor e cola­borou em revistas e jornais do Rio e de São Paulo e em jornais da capital do Estado. Além de outras matérias, em diversas publicações, também dis­correu sobre assuntos botânicos, na Revista Catarinense de Folclore, sempre sob pseudônimo. E para o Anuário Catarinense, de Martinho Callado Júnior, ele escreveu uma novela cujas cenas se passam no conturba­do período da revolta de 1894 (E ouviram um tiro na floresta) sob o pseu­dônimo de Arsênio da Gama. Carlos morreu em nossa cidade no dia .17 de fevereiro de 1967.

Ir para página inicial

Aguarde