Morro do Hospício

O Morro do Hospício, localizado bem pertinho de nós aqui no centro histórico de nossa cidade é um local, que há décadas sustenta lendas de fantasmas, túneis e tesouros escondidos.
Para conhecer a origem destas lendas do Morro do Hospício, é preciso retroceder no tempo, nos tempos em que no local havia apenas uma pequena capelinha, dedicada ao culto de São José.
A pequena capela, castigada pela ação das trovoadas e ventos foi demolida para que em seu lugar fosse construída uma nova igreja, com um grande espaço para dar assistência as pessoas doentes e em estado de pobreza (a palavra Hospício, equivocadamente atribuída ao local, viria de " hospitalidade", que era a finalidade a que se destinaria o local).
A obra teve inicio e logo em seguida uma das partes da estrutura rachou durante a noite, logo após a construção...resolveu-se fazer a parede de novo...e na manhã seguinte...eis que a obra estava novamente quebrada, da mesma forma que na noite anterior,dando início a boatos que o Morro era assombrado e que além de outras crendices haveriam tesouros e túneis que iriam do morro até a nossa Igreja Matriz Nossa Senhora da Graça.
Das antigas e mal assombradas paredes restaram apenas alguns blocos de pedra, que silenciosamente jazem ao solo, encobertos pelo silêncio da vegetação, que podem ser visitados pelos usuários do Parque Ecológico Municipal Celso Amorim Salazar Pessoa. 

Texto e Fotos - Luiz Augusto Ozório/Revista Fotonews.
 

Ir para página inicial

Aguarde