Consulado do Chile

O imponente casarão, localizado à Rua Babitonga – nº 195, que nos dias atuais abriga uma agência do Banco Itaú, em épocas passadas era conhecido como "Consulado do Chile", devido o prédio pertencer, desde a década de 1930, à Família Branco, que possuía uma longa história relacionada às representações diplomáticas, na região Sul do Brasil, em especial, com o Chile.

A construção do sobrado teve início em 1927, por Leônidas Branco e Rosalina de Moura Branco (Dona Santinha), quando o casal deixou Florianópolis, radicando-se em São Francisco do Sul. A parte superior destinava-se à residência da família e no pavimento térreo foi instalado o escritório de Despachos Aduaneiros Celso Branco, fundado em 1932. O prédio destaca-se pela beleza das suas linhas, seguindo o estilo da maioria das construções do Centro Histórico de São Francisco do Sul. A fachada apresenta grandes janelas, além de um círculo em torno da porta que dá acesso a uma varanda.

Segundo Luiz Celso Branco, neto de Leônidas e hoje proprietário do casarão, seu avô materno, Agostinho Olivet, era Cônsul da Espanha e Cônsul Honorário do Chile em Santa Catarina. Por volta de 1930, ao aposentar-se e com problemas de saúde, Agostinho convidou Leônidas Branco para assumir o Consulado do Chile. Nomeado, Leônidas Branco, desempenhou as funções diplomáticas por aproximadamente três anos. Com o seu falecimento, a cadeira ficou vaga por mais de dez anos. Em 21 de junho de 1948, por Decreto assinado junto ao Ministério da Justiça e Negócios Interiores, foi nomeado para o título honorário, Celso Branco, um dos nove filhos de Leônidas, que permaneceu no cargo até o seu falecimento no ano de 1994.

Mais uma vez o Chile ficou sem representante consular em Santa Catarina, até 16 de abril de 2002, quando Carlos Alberto de Oliveira Junior foi nomeado Cônsul Honorário daquele país, pelo interesse de Santa Catarina e São Francisco do Sul em estreitar relações comerciais entre Brasil e Chile, em função das atividades portuárias do município.

O prédio, conhecido como "Consulado do Chile", continua ocupando seu lugar de destaque no Centro Histórico de São Francisco do Sul. Porém, a Entidade Diplomática funciona hoje à Rua Quintino Bocaiuva, 67, anexo à Empresa Oceânica, pertencente à Carlos Alberto.

 

 

Ir para página inicial

Aguarde